Guia para procurar emprego

guia-para-procurar-emprego.jpgProcurar emprego é realmente uma situação que exige dedicação e atenção redobrada, principalmente quando a economia ou o panorama do mercado profissional não está favorável. Como começar então a busca por vagas de empregos, quando já esgotamos todos os métodos normais?

O compromisso é fundamental

Independentemente da situação profissional que o candidato busca atingir, seja como autônomo, pessoa jurídica, ou como CLT, desenvolver um método eficaz para procurar emprego em épocas difíceis, ajuda no resultado final.

  • O primeiro passo é estabelecer seu comprometimento com o processo de busca. Procurar emprego exige disposição e coragem para ter iniciativa, ao invés de ficar esperando que as coisas aconteçam. Manter o ritmo é fundamental.
  • Não foque nos obstáculos ou nos sentimentos que causam baixa autoestima, seja por estar fora do mercado por um determinado tempo ou por qualquer outro motivo, o importante é confiar na qualidade do seu trabalho e no conhecimento adquirido ao longo da carreira.
  • Mantenha a determinação e o sorriso no rosto, não desanime. Só pare quando realmente encontrar um bom emprego.

Algumas dicas para colocar em prática ao procurar emprego

Ter consciência que o processo pode ser cansativo e demorado é importante, assim como criar metas e uma estrutura que favoreça a busca pelo emprego. Selecionamos algumas dicas que ajudam nesse processo, aproveite para fazer uso delas!

  1. Faça diferentes currículos e imprima pouca quantidade. Deixe sempre alguns em mãos para entregar nas empresas que deseja trabalhar, ou para algum profissional de recursos humanos que encontrar pelo caminho.
  2. Faça adequações e personalize seu currículo de acordo com as vagas e características exigidas no perfil do empregador.
  3. Ligue para as empresas que deseja encaminhar seu currículo e pergunte educadamente para a recepcionista sobre qual e-mail e aos cuidados de quem o currículo deve ser encaminhado.
  4. Sempre que for entregar o currículo pessoalmente, vá preparado para uma possível entrevista ou conversa. Esteja sempre apresentável.
  5. Defina uma quantidade de currículos que você vai entregar diariamente. Entre 20 e 30 currículos é um bom número. Quanto mais currículos forem encaminhados, maior será a sua chance de conseguir ser convidado para uma entrevista. Persistência e constância são as chaves para o sucesso.
  6. Responda aos contatos que receber, sempre de forma educada e honrosa.
  7. Demonstre disponibilidade e interesse ao ser abordado para uma possível entrevista ou teste.

Manter os sentimentos positivos e a alegria no seu dia a dia é saudável. Visualize oportunidades onde outros candidatos não vêem. Procurar emprego exige dedicação, não desista, vá em frente que a oportunidade muitas vezes está a um passo de se tornar real.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*