Guia para delegar tarefas

guia-delegar-tarefas.jpgAo delegar tarefas, economizamos tempo, desenvolvemos pessoas, criamos sucessores e motivamos. É importante que essa ação traga resultados satisfatórios, caso contrário, irá gerar confusão, frustração e desmotivação profissional. Então fica a pergunta: como delegar tarefas de forma eficiente?

Delegar e dividir tarefas

Delegar tarefas é uma habilidade  importante, principalmente para quem está na liderança. Ao delegar corretamente, conseguimos tornar os processos eficientes. Preocupe-se em melhorar essa habilidade!

Uma das funções de delegar tarefas é criar profissionais que possam ser seus sucessores, além, é claro, de contribuir para o desenvolvimento pessoal deste profissional. A busca por uma promoção é um dos principais motivadores e quem delega sempre ganha experiência e acaba assumindo responsabilidades maiores.

Um líder eficiente faz uso da delegação de tarefas. Saber orientar, explicar e partilhar conhecimentos é parte da gestão. Ao delegar tarefas, nunca passe a imagem que você quer liberar tempo, mas sim equilibrar as atividades de acordo com o potencial de cada um.

Comece definindo o que vai ser delegado. Em seguida, selecione a pessoa ou a equipe e faça uma avaliação das suas necessidades e formação. Explique as razões que o levaram a dividir tais responsabilidades, deixe claro os objetivos e esclareça as tarefas, disponibilize os recursos necessários, estipule prazos e acompanhe os resultados. Sempre demonstre apoio e mantenha uma comunicação clara!

Guia para delegar tarefas

Existe a maneira correta de delegar tarefas, por isso, aproveite para colocar em prática as dicas e técnicas que selecionamos!

  1. Ao delegar uma tarefa, garanta que o processo ocorra corretamente.
  2. Acompanhe os primeiros desenvolvimentos e esteja disponível para esclarecer eventuais dúvidas.
  3. Saber aceitar sugestões de melhorias no processo é um ponto positivo. Dê liberdade para que o profissional execute a tarefa do jeito que encontrar mais agilidade.
  4. As tarefas delegadas devem ser específicas.
  5. Sempre acompanhe os resultados e mensure-os.
  6. Seja realista ao delegar uma tarefa.
  7. Aproveite para estimular o profissional com desafios interessantes.
  8. Mantenha a ética e a postura profissional.
  9. Delegue, junto com as atividades, dicas de planejamento e as melhores formas de executar tal atividade.
  10. Oriente sempre que for questionado sobre o processo delegado, até que o profissional consiga executar por si só a tarefa.

A prática vem com o tempo, por isso delegue e melhore os processos através de feedbacks. A comunicação é a melhor maneira de encontrar falhas e desenvolver novas maneiras de agir!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*