Gestão de projetos: por que um projeto falha?

gestao-porque-um-projeto-falhaQuais os motivos que levam um projeto a falhar? A falta de foco durante o lançamento do projeto pode ser responsável pela queda e paralisação de boas ideias.  Para aumentar as chances de sucesso, explore as dimensões que reforçam e confirmam os motivos do projeto.

Dimensões que devem ser exploradas no projeto:

  1. Objetivo: O líder do projeto deve ter em mente qual é a razão fundamental que levou à existência do projeto e isso deve ser esclarecido a todos os envolvidos.  Quando um membro não sabe explicar o motivo da existência de tal projeto, a equipe fica muito mais suscetível a erros. Atingir tais objetivos é uma busca que deve ser constante e diária. O que vai impedir o atingimento de metas? Vários motivos, mas o principal, sem dúvida, é a falta de planejamento ou um plano mal elaborado.
  2. Fluxo:  O acompanhamento do fluxo das atividades pode ser essencial para conseguir alinhar a equipe com os objetivos do projeto. Observar a equipe e analisar se existem frustrações, conflitos e dificuldades para entrega de resultados é importante. O líder e os membros que estão envolvidos no projeto devem conseguir articular suas ações de forma natural e concisa.
  3. Ideias: Quando uma equipe não consegue se expressar e discutir novas ideias é sinal de que falta envolvimento entre as pessoas e os objetivos do projeto. A conexão deve ser motivada e os profissionais devem ter capacidade para se expressar e fazer escolhas que impulsionem o sucesso da equipe.
  4. Iniciativa: Pessoas gostam de se sentirem valorizadas e motivadas. Por isso, não deixe faltar pequenas ações que reconheçam o trabalho e os esforços individuais. Valorize a iniciativa e todas as mudanças que agreguem valor.
  5. Marca do projeto: A identidade do projeto é importante para impulsionar e criar engajamento entre todos os envolvidos. Ter objetivos bem articulados e disseminados na organização, faz com que os membros da equipe aumentem seus esforços.

Objetivos do projeto

Na ausência de uma visão que esclareça os motivos de um projeto, a equipe pode se sentir oprimida e entrar em conflito, atrapalhando o cotidiano. Os grupos tem a tendência de ignorar ou esquecer os principais motivos que levaram tais projetos a existir e isso acaba impactando diretamente nos resultados.

Os objetivos reais de desenvolvimento devem ser reforçados rotineiramente, a fim de melhorar o esforço em direção ao seu alcance. Apesar de parecerem simples, as ações que envolvem essa atividade são cansativas, principalmente para os gestores e líderes de projetos.

Todo problema apontado no desenvolvimento de um projeto deve ter forte relação comas decisões do cliente, seja ele interno ou externo. Antes de definir quais são os problemas, faça uma pesquisa profunda.

Reforçar o projeto, definindo objetivos, é uma maneira de analisar e impedir que problemas afastem a equipe do foco principal.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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