Gerente contemporâneo: postura e desafios

gerente-contemporaneo-postura-desafios.jpgSer gerente no mercado corporativo atual é ir além de trazer bons resultados, é preocupar-se em entender e gerir comportamentos. Diferente do que dizem, não há uma escassez de talentos, existem muitas pessoas que reúnem um bom desempenho e grande potencial, mas é difícil para as organizações identificar e conseguir reter esses talentos quando localizados.

Características de um gerente

Um profissional que quer alcançar sucesso e desenvolver características de um executivo global deve estar preparado para conquistar uma ótima bagagem cultural aliada às habilidades comunicativas.

É preciso muita energia para conseguir evoluir a equipe e não apenas sugá-la.

Os seres humanos são guiados por  necessidades básicas e emocionais. O gestor que consegue conhecer e observar essas necessidades, consegue fazer conexões e ter sucesso em seu gerenciamento. Além disso, o líder moderno deve apresentar outras características, como:

  1. O líder deve pensar em como é possível obter melhores resultados.
  2. É preciso saber conduzir pessoas através de diálogos.
  3. Paixão pelo negócio e área de atuação é fundamental.
  4. Um bom gerente deve ter prazer em desenvolver novos talentos.
  5. Os gestores devem estar preparados para conduzir seus subordinados, mesmo diante de desafios.
  6. Aprenda a argumentar e negociar dentro das necessidades da sua equipe de trabalho torna o caminho mais proveitoso.
  7. Busque motivar seus funcionários, inclua nos indicadores a satisfação, o compromisso e o engajamento.

Dicas para um gerenciamento de sucesso

O gerenciamento de sucesso é fruto do trabalho e desenvolvimento da carreira profissional. Saber reconhecer dificuldades e analisar o que é preciso melhorar,  é uma vantagem competitiva no perfil de um gerente que busca sucesso  e reconhecimento.

Vejamos agora algumas dicas de condutas e atitudes que um gerente de sucesso deve ter dentro do mundo contemporâneo:

  1. Um bom gerente deve esclarecer valores, envolvendo a equipe e construindo valores comuns. Além de falar sobre os valores, é necessário vivenciar e modelar os valores da equipe. Esse deve ser o ponto de partida para conseguir que todos falem a mesma língua.
  2. Inspire a sua equipe a enxergar um futuro, conhecendo todas as possibilidades e encontrando propósitos comuns. É necessário dar espaço para que as idéias sejam compartilhadas.
  3. Seja proativo e busque incentivar e motivar a iniciativa dos profissionais. Não tenha medo de arriscar e de dar espaço para que os seus colaboradores experimentem novas oportunidades.
  4. Capacitar a equipe para a ação, estimulando a colaboração, criando um clima de confiança e fortalecendo o desenvolvimento dos profissionais é um diferencial no perfil do gerente contemporâneo.
  5. Saiba reconhecer as contribuições, comemorando os bons resultados, valorizando seus profissionais e o espírito da equipe. Todos precisam de feedback, seja positivo ou negativo. Dê espaço para que eles recebam e também apliquem feedback.
  6. E, por fim, desenvolva amor pelo seu trabalho no dia a dia, criando oportunidades, observando bons profissionais e outros líderes, refletindo sobre sua conduta e sendo humilde ao tratar com seus clientes e colaboradores.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. AleXANDRE diz:

    Parabéns pela ótima publicação, muito simples e, veio como uma flecha na realidade que vivemos.

DEIXE SUA OPINIÃO

*