Gerenciamento de projetos e pessoas: definindo papéis e responsabilidades

gerenciamento-projetos-pessoasAs pessoas convidadas para participar de um projeto devem atender a uma série de requisitos com a finalidade de atingir os objetivos fixados. Para isso, o líder deve elaborar um bom plano de gerenciamento de projetos e pessoas e saber definir papéis e responsabilidades de cada um.

Vários fatores ambientais e corporativos influenciam na decisão e formação das equipes que irão participar de um projeto. O gestor deve levar em consideração itens como estrutura organizacional, condições econômicas,  política e técnicas. O relacionamento  interpessoal,  as lições aprendidas e vivenciadas anteriormente, também são elementos importantes para o gerenciamento de projetos.

Gerenciamento de Projetos: como definir a equipe de trabalho

Os papéis  e responsabilidades dos membros da equipe devem ser documentados e organizados através de uma estrutura analítica do projeto (EAP), que também é conhecida em inglês como Work breakdown structure (WBS). Essa ferramenta ajuda a definir e documentar as funções de cada funcionário.

Existem 3 formas diferentes de organizar esses dados durante o gerenciamento de projetos: use gráficos hierárquicos, matriciais ou ainda em formato de texto.

Não podem faltar informações referentes à descrição das características de cada profissional, incluindo itens como: qual o seu verdadeiro  papel, que tipo de  autoridade  possui, quais as competências que deve apresentar  e  o grau de responsabilidade. Todos os fatores estão interligados e devem ser esclarecidos antes de fechar a equipe, para que todos caminhem em uma única direção, mantendo o objetivo traçado.

Ao escolher os profissionais, use tanto fontes internas quanto externas,  para garantir que a equipe tenha as características essenciais, incluindo disponibilidade, capacidade, experiência e  interesse.

Certifique-se qual será o custo dos  profissionais escolhidos para ter certeza que cabe no orçamento disponível.

Ter um plano de gestão de pessoas e um cronograma atualizado facilita a identificação de tempo e demais informações necessárias para o sucesso do projeto.

Como desenvolver um plano de gerenciamento de pessoas

Ao desenvolver seu plano de gestão e pessoas, não se esqueça de que ele é parte fundamental do gerenciamento de projetos. É através desse plano que é possível ter acesso às informações sobre como os recursos humanos devem ser definidos, facilitando o controle e gerenciamento de projetos.  As informações vão variar de acordo com a área de aplicação ou o tamanho do projeto.

O Project Management Institute (PMI) sugere alguns itens que devem ser abordados nesse plano:

  • Mobilização de pessoal:  Origem dos membros da equipe (interna ou externa), local de trabalho e os custos dos profissionais.
  • Calendário de recursos: Defina informações sobre qual a necessidade de pessoas ao longo do cronograma do seu projeto.
  • Plano de liberação de pessoal: Ao liberar pessoas no tempo certo, é possível reduzir custos.
  • Necessidades de treinamento:  O treinamento deve fazer parte do plano, caso as pessoas envolvidas não tenham a competência necessária.
  • Conformidade:  Estratégias políticas para atender legislação, política interna, sindical entre outras.
  • Reconhecimento e recompensa: A premiação e a política de recompensa podem ser importantes para o desempenho da equipe.
  • Segurança: Evitar expor seus funcionários aos perigos ou fatores de riscos ajuda a transmitir segurança para a equipe.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. elizabeth diz:

    can anyone suggest which will be the best website for online project management study?

DEIXE SUA OPINIÃO

*