Foco: coisas que você deve eliminar da sua rotina

foco-coisas-vode-deve-eliminar.jpgTer uma rotina saudável, na qual seja possível realizar todas as atividades profissionais com qualidade é importante. Mas, para conseguir ter uma rotina produtiva é importante abrir mão de erros e distrações que tiram o foco. Cuidar da qualidade do seu trabalho é cuidar do seu bem estar! Quando melhoramos a nossa produtividade, é comum também que nossos relacionamentos e compromissos em outras esferas também melhorem.

Lista de coisas para eliminar e manter o foco

.    Conectado: Permanecer conectado e ficar olhando celular, tablet e afins durante uma conversa, além de demonstrar falta de respeito, acaba tirando o foco. Certos assuntos devem ter a devida atenção e não cabe no contexto parar a atividade para responder um e-mail ou uma postagem. Trate seus clientes, fornecedores e funcionários como únicos. Perceba que prestar atenção é um diferencial.

.    Multitarefa: Ser multitarefas pode ter pontos positivos, mas depende muito do local e da ocasião.  Em uma reunião, por exemplo, o melhor é largar de lado qualquer outra atividade, manter o foco e dedicar a sua atenção para as pessoas presentes.

.    Atenção: Direcione a sua atenção e aproveite ao máximo cada evento e oportunidade. Isso é sinal de respeito e também estimula a confiança entre as pessoas que convive. A sua atenção deve ser utilizada para as pessoas que realmente merecem atenção e cuidado, como seus familiares, amigos e funcionários.

.    Comunicação: Não fique restrito apenas a um canal de comunicação, usar diferentes canais , como e-mail, Twitter, Whatsapp, LinkedIn, entre outros, é uma forma de demonstrar disponibilidade e conseguir abranger melhor seus contatos. Essas são ferramentas importantes para cuidar do seu networking, mas, de qualquer forma, o tempo usado para isso deve ser bem controlado.

.    Gestão de tempo: Manter-se concentrado, com foco, em suas tarefas e tentar fazer uma atividade com o mínimo de interrupção é uma forma de conseguir manter a qualidade do seu trabalho. Defina horários para responder e-mails e para o uso de certas redes sociais. A gestão de tempo é algo realmente importante. Controle o tempo gasto com determinadas atividades e ajuste a rotina sempre que possível.

.    Passado:  Saber conviver com os erros do passado e aprender com eles é importante.  Quando algo sai errado, é melhor transformar a situação em uma oportunidade de aprendizado do que ficar perdendo tempo remoendo uma situação que não tem como ser modificada.

.    Sucesso: Não limite suas atividades ou planejamento, criando o sucesso como  parâmetro. Nada de esperar alcançar o sucesso profissional para fazer um MBA ou planejar aquela viagem ao exterior. Faça isso antes. Empenhe-se o tempo todo para fazer o seu melhor e mantenha o foco. Não fique esperando certas circunstâncias e situação para agir.

.    Fofoca: Evite conversas paralelas sobre pessoas e condutas que não te levará a lugar nenhum. Quando tiver que dizer algo para a pessoa, diga pessoalmente e de preferência em uma conversa privada. Gaste seu tempo com conversas produtivas.

.    Limites: Aprenda a dizer sim ou não quando for necessário. Se for preciso, recuse pedidos de alguns colegas, clientes e até de fornecedores. Saber estabelecer limites é essencial para desenvolver melhor suas tarefas.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*