Como fidelizar clientes: 3 dicas especiais

fidelizar-clientes-3-dicas.jpgComo escapar de problemas que levam a sua empresa para falência? Equilibrar e manter o empreendimento vivo é mesmo trabalhoso! É preciso fidelizar, estimular seus clientes e torna-los apaixonados, mostrando a qualidade dos seus produtos e serviços, muito além da concorrência.

Desperte a fidelidade do seu cliente

Fidelizar, ter clientes apaixonados, não é tarefa fácil. Demonstre o diferencial e a disponibilidade!

Pequenos empreendimentos, que geralmente costumam ser empresas familiares, podem deparar-se com etapas complicadas e chegam a pensar em falência. Dívidas, conta bancária vazia, custos que aumentam, legislações que exigem cada vez mais dos empreendedores e falhas na gestão podem ser apenas alguns dos fatores que desestimulam pequenos empreendedores. Empreender é estar preparado para altos e baixos e reviravoltas!

Com base na sua experiência, e em outras empresas, busque conhecer bem o seu público e criar estratégias que diferenciem e posicionem adequadamente seu negócio no mercado. O planejamento de marketing, aliado a uma visão sistêmica, ao acompanhamento de métricas e comportamento dos envolvidos com a sua empresa, fará a diferença na definição de estratégias para fidelizar seus clientes.

Veja aqui 3 dicas fundamentais para fidelizar clientes:

Dicas para fidelizar

Não há fórmulas mágicas para construir uma empresa de sucesso. Com muito trabalho, dedicação, horas de trabalho e perseverança é possível construir um empreendimento de sucesso e fidelizar seus clientes faz parte desse percurso. Vamos às dicas:

  1. Respeito: Para fidelizar, respeite seus clientes, tanto internos quanto externos, e com certeza você será apoiado. Para que seus clientes admirem o seu negócio, independentemente dele ser humilde, é preciso abordar a publicidade e divulgar a imagem da empresa de forma clara e realista. Evite mentiras, seja objetivo. Conquiste o respeito dos seus clientes, só prometa o que é possível cumprir. Ofereça os melhores produtos e um serviço de qualidade e receba respeito e fidelização.
  2. Paixão: Quando demonstramos a paixão que existe dentro da empresa, quando conseguimos fazer funcionários e proprietários caminharem em uma mesma direção e sentirem orgulho pela empresa fica mais fácil estender isso até aos clientes.
  3. Ajuda: Sempre que for preciso, aceite ajuda de fornecedores, parceiros e até de clientes. Seja humilde para reconhecer as limitações. Esteja pronto para ouvir o ponto de vista dos seus clientes e modificar o seu negócio. Muitas vezes, quem está do lado de fora consegue ver um ângulo que você não está percebendo. Para fidelizar, desenvolva a capacidade de ouvir e mude sempre que necessário. Clientes esperam empatia e simpatia!
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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