8 Métodos de publicidade para pequenos negócios

metodos-publicidade-pequenos-negocios.jpgExistem diversos métodos de publicidade para pequenos negócios. Para garantir que seu investimento vai ter o retorno esperado, é importante estudar bem o seu público, conhecer um pouco sobre a legislação relacionada aos direitos do consumidor e ao respeito à privacidade. A escolha correta da publicidade pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio.

Publicidade para pequenos negócios

O pequeno empreendedor deve começar a investir em publicidade que tenha como alvo a comunidade local. Escolha meios que sejam simples, de fácil acesso e rentáveis. Nunca comece esse tipo de investimento com grandes valores. Faça um planejamento e estipule um retorno esperado, faça a medição e acompanhe os resultados.

São vários os tipos de publicidade que podem ser usados para promover pequenos negócios, veja algumas dicas:

  1. Panfletos: A panfletagem ajuda a encontrar o público local e pode ser realizada em eventos, próximo de empresas locais, universidades, enfim, alcança o mercado local, foco de pequenos negócios. Vá até onde o eu público esteja.
  2. Folhetos: Quem tem um empreendimento pequeno e não tem muito dinheiro para investir, a sugestão é usar folhetos e pregar em locais públicos, como postos de informações, consultórios médicos, odontológicos, comércio em geral, como bancas de jornal, cafés, hotéis. Alguns desses locais possuem um quadro e liberam gratuitamente a colocação desses anúncios.
  3. Divulgação: Alguns eventos precisam de patrocinadores e mesmo com pouco valor é possível participar e ter a sua empresa divulgada no mercado local. Outra forma de divulgar é pedindo autorização em escolas ou locais públicos para falar com alunos e funcionários.
  4. Internet: Na internet é possível divulgar de diferentes maneiras, em sites, redes sociais, e-mail marketing, com publicidade online, em fóruns, newsletters, blogs e grupos de discussão.
  5. Seminários: A criação de seminários informativos é uma forma barata de educar o mercado e promover a sua empresa. Esse tipo de palestra é muito procurada por universidades, feiras, instituições profissionais.
  6. Telemarketing: Vender por telefone é uma forma barata e eficiente, quando se tem um mailing produtivo e um plano de ligação interessantes. Todas as ligações devem ser controladas através de um programa de CRM para acompanhar os detalhes e resultados dessas ligações.  Pequenos negócios podem fazer uso de tabelas bem organizadas em programas como Excel.
  7. Mala direta: Apesar de ser um método antigo, ainda é usado e pode ser distribuído de porta em porta ou diretamente para o seu público alvo.  Para isso, tenha uma lista de nomes e endereços e use sempre material personalizado.
  8. Editoriais: Jornais, revistas e editoriais locais também é uma boa opção para pequenos negócios, que podem inclusive começar a divulgar tanto na seção de classificados como em outras partes do espaço.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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