Etiqueta Corporativa: algumas dicas fundamentais

etiqueta-corporativa-dicas.jpgO medo de cometer erros relacionados à etiqueta corporativa existe e o principal erro consiste na ausência da autoconsciência. As regras de etiqueta estão o tempo todo evoluindo e os profissionais devem conhecer e saber adequar-se a elas. Algumas violações são surpreendentes e podem até prejudicar o andamento dos relacionamentos e da carreira profissional.

Etiqueta Corporativa: identificando erros de comportamento

Observar e conhecer a política, valores e missão da empresa é essencial para identificar padrões de comportamentos que devem ser seguidos. Conviver com os pares e ter respeito é o esperado por todos, independente do cargo hierárquico. Cuidar dos modos e da conduta é imprescindível, pois muitas vezes os hábitos rotineiros que podem nos parecer normais, soam como arrogantes e desdenhosos aos olhos dos pares e colegas de trabalho.

O feedback pode ser o momento apropriado para consertar os erros de conduta, por isso, ouvir e compreender a crítica como uma oportunidade de crescimento é saudável.  Conseguir um feedback sincero é complicado, principalmente para executivos do alto escalão. As vezes o ego atrapalha a conscientização desse processo, pois esses profissionais costumam ter dificuldade em aceitar seus erros.

Quem consegue visualizar seus problemas de comportamento é bem visto dentro da organização. Não se engane achando que é sempre o outro colega que apresenta falhas, pois todos temos erros e é preciso evoluir sempre. Os que tem mais dificuldade para admitir são os que apresentam piores comportamentos.

Regras de Etiqueta Corporativa e Condutas Profissionais

Antigamente, as regras de etiqueta corporativa eram diferenciadas para homens e mulheres, porém, hoje em dia, uma mulher que fica esperando que o homem tenha uma atitude na sua frente pode aparentar não ter competência para assumir determinada vaga. Ter iniciativa é importante e não depende do gênero ou da posição que o profissional ocupa dentro da empresa, isso é um comportamento esperado pelo mercado corporativo.

Por outro lado, algumas regras de etiqueta corporativa são atemporais, como por exemplo, o profissional que é o anfitrião deve pagar a conta. Já os homens educados ainda gostam de abrir uma porta ou puxar a cadeira para uma executiva sentar-se, assim como o mais jovem deve fazer para um profissional com mais idade.  Os comportamentos devem fluir naturalmente como parte da conduta, pois tudo que é forçado soa de forma negativa.

Veja outras regras de etiqueta corporativa que podem facilitar a sua vida profissional:

  • Evite exposições desnecessárias;
  • Tenha sempre uma boa imagem pessoal, incluindo a preocupação com o vestuário e higiene;
  • Respeite o espaço dos colegas;
  • Preste atenção à conduta dos demais colegas de trabalho;
  • Jamais beba excessivamente em eventos corporativos;
  • Esteja aberto para ouvir uma crítica;
  • Aprenda a ouvir feedbacks;
  • Seja sincero ao emitir um feedback;
  • Cuide para vestir roupas adequadas, de acordo com o ambiente e o momento.
  • Respeite a hierarquia da organização.

Aperte sempre a mão do outro profissional, esse gesto não depende do gênero, vale tanto para homens quanto para as mulheres.

O ideal é deixar que o gesto parta da pessoa mais importante para a menos importante. Por exemplo, em uma entrevista, só estenda as mãos se o entrevistador fizer primeiro.

Vale lembrar que respeito e educação são importantes e cabem em qualquer lugar!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*