Ética, gestão e liderança eficaz

etica-gestao-lideranca-eficaz.jpgO que seria das organizações, projetos e pessoas sem um líder para guiá-los? Um verdadeiro líder conhece a necessidade de servir como parte das suas responsabilidade. Ao atuar com retidão e ética, um líder inspira outros seguidores e consegue atingir os objetivos com maestria.

Mas afinal o que é ética?

A ética são princípios básicos que fornecem a base para realização de negócios e oportunidades dentro das organizações. Saber o que é importante priorizar e conseguir separar a conduta individual da corporativa, são exemplos de comportamentos considerados éticos na vida profissional.

O enriquecimento e o lucro a qualquer custo são fatores que precisam ser controlados pela ética e pelo bom senso do profissional. A qualidade dos serviços e a gestão de custos são aspectos que também fazem a diferença quando tratados com ética no mundo empresarial.

O conceito de ética dentro das organizações e diante do panorama real que vivenciamos abrange diferentes questões que incluem desde a responsabilidade social, passando pela gestão e liderança, globalização e negociações, sustentabilidade, governança corporativa e bem estar profissional.

A ética depende de diferentes fatores, como as regras da organização ou o comportamento dos envolvidos. A ética é uma palavra que pode ser definida como Justiça. Ser justo é ser ético.

Ética e liderança eficaz

Para ter resultados positivos é preciso conduzir todos os processos, ou seja, a gestão, fazendo uso da transparência e responsabilidade. A liderança moderna é praticada com a finalidade de atender a ética. Seguir as normas e ter controle absoluto sobre sua conduta é essencial para alcançar resultados positivos.

Estabeleça os limites e os princípios morais para lidar com sua jornada profissional. As atitudes devem refletir a sua ética, que deve ser baseada na moral e nos bons costumes.

Um líder eficiente deve ter virtudes, como o senso de justiça, para conseguir ser generoso e beneficiar pessoas e a sociedade como um todo. Ter atitudes com base no respeito pelo próximo é essencial.

Conduza suas escolhas e a liderança baseado em princípios que produzam felicidade e tragam benefícios para um maior número de pessoas. Seja útil, a partir da sua responsabilidade e cargo que lhe foi atribuído.

Ter ética no mundo empresarial é uma questão de boas escolhas e julgamento individual e coletivo. Um líder justo, atrai a atenção e a fidelidade dos seus subordinados, ação essencial para melhoria dos resultados. Veja outros exemplos de comportamentos:

  • Não aceite negociação ou favores que sejam ilegais, cuidado com a desonestidade.
  • Não distorça os fatos. Tenha uma comunicação e um posicionamento claros. Engano, trapaça e a exploração da fraqueza das pessoas é errado.
  • Não manipule as pessoas através dos sentimentos. Não aproveite da vulnerabilidade dos seus funcionários.
  • Não caia na tentação pelo lucro excessivo. A ganância pode te deixar suscetível ao erro.
  • Cuidado com o conflito de interesses.
  • Evite o nepotismo.
  • Invadir o limite da privacidade alheia é errado.
  • Cuidado com a quebra de sigilo.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*