Estresse no trabalho: 10 dicas para lidar com ele

estresse-no-trabalho-10-dicas.jpgViver estressado é uma situação que acaba com a saúde, com a qualidade do trabalho e com a vida como um todo. Como melhorar a qualidade de vida e eliminar o estresse no trabalho? Preparamos 9 dicas para você!

Estresse: como lidar com ele?

Vivemos em um mundo de mudanças constantes, de informações e comunicação global. Todas essas condições, aliadas às mudanças de hábitos alimentares, sedentarismo e o novo panorama do mercado profissional têm contribuído para que as pessoas fiquem estressadas.

Sabendo disso, o primeiro passo é encarar a realidade de frente, encontrar todos os erros que fazem parte da rotina e que contribuem para aumentar o estresse do cotidiano.

Ignorar o estresse não é a melhor opção, por isso encare ele de frente e trace um plano para mudar a sua vida. Mudar é um fator que muitas vezes causa ansiedade, já que sair da zona de conforto é algo que dá muito trabalho. Fortaleça a sua consciência e aceite o fato de que essa etapa vai exigir alterar seus paradigmas e convicções.

Alimentação saudável, exercícios físicos, relacionamento familiar, mudanças espirituais, são apenas alguns aspectos que precisam ter uma atenção especial na sua vida, para que você não fique estressado e prejudique a sua carreira.

Estresse no trabalho

A vida no trabalho está ficando estressante? Encontre os verdadeiros motivos e mude. O estresse é ruim para a saúde e também para a sua produtividade.  Quando nos cobramos demais, ou ficamos com pressa em terminar determinadas tarefas, podemos realmente piorar a nossa qualidade de vida.

Veja algumas dicas para reduzir o estresse no dia a dia:

  1. Controle o tempo gasto na internet, com e-mails e redes sociais. Não passe parte do dia perdendo tempo com isso e não fique interrompendo suas atividades.
  2. Limite o tempo gasto nas suas atividades e ajuste sua rotina, modificando a ordem de elaboração das tarefas.
  3. Concentre-se em cada atividade que estiver sendo executada.
  4. Evite dramas no seu local de trabalho. Não seja negativo ou fique falando sobre seus sentimentos.
  5. Evite qualquer oportunidade de fofocas. Simplifique a sua vida no trabalho.
  6. Deixe que o resultado do seu trabalhe fale por você.
  7. Faça uma pausa. Nunca exagere na quantidade de tempo dentro do escritório. Procure almoçar fora. E pare de vez em quando para tomar um café.
  8. Nutra a positividade, pessoas otimistas são mais agradáveis e produtivas também.
  9. Seja comunicativo e aprenda a ouvir. Cuide para usar o tom de voz adequado em suas relações sociais no ambiente de trabalho. Demonstre respeito e seja educado.
  10. Aprenda a dizer não, sem ofender as pessoas. Nem todos os desafios devem ser aceitos. Tomar responsabilidade demais pode prejudicar o resultado do seu trabalho.

Enfim, ir com calma é importante para conseguir encontrar o equilíbrio e melhorar a nossa concentração nas tarefas que devemos desenvolver!

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*