Estratégias para o desenvolvimento profissional

estrategias-desenvolvimento-profissional.jpgO que importa e faz realmente a diferença para o desenvolvimento profissional? Quais as competências que as empresas buscam nos profissionais? Como desenvolver uma carreira brilhante? São muitas as questões que os profissionais carregam a respeito da evolução de sua carreira.

Não existe mágica ou milagre que transforme a vida profissional de qualquer pessoa, mas existem atitudes e competências que fazem a diferença no cotidiano, possibilitando o desenvolvimento profissional em diferentes segmentos.

Estratégias que fazem a diferença

  1. Foco: Este é o ponto principal para quem deseja construir uma carreira brilhante. Antes de seguir em frente, defina onde você quer chegar e quais competências será preciso adquirir ou melhorar.
  2. Planejamento: Trace um plano para chegar onde deseja e mantenha ele vivo diariamente .
  3. Dimensões: Algumas dimensões devem ser conquistadas aos poucos, com sabedoria e paciência. Tanto as competências como as experiências devem ser parte do plano traçado para seu desenvolvimento profissional. O equilíbrio entre essas dimensões fazem a diferença no resultado obtido. Vivencie a sua carreira, sempre observando o que falta e buscando desenvolver o que for preciso para chegar onde deseja.
  4. Vivenciar o trabalho em equipe: Dificilmente um gerente vai conseguir ter destaque se ele não conhecer o trabalho dos seus subordinados. Estabeleça contato com a sua equipe e acompanhe o trabalho para conseguir conhecer o perfil de cada um e as dificuldades que fazem parte da rotina. Dessa forma é possível estabelecer novas estratégias para promover o desenvolvimento profissional e conseguir melhorar o desempenho da equipe.
  5. Experiência Prática: É comum que jovens invistam em suas carreiras, através de cursos, e cheguem ao mercado de trabalho com muito conhecimento teórico e pouca prática. Nesses casos é interessante optar por vivenciar cargos de menor nível hierárquico, apenas com a finalidade de favorecer o desenvolvimento profissional, conhecer e criar competências que só a prática pode lhe oferecer.
  6. Saber ouvir: Quem nunca passou pela experiência prática, mas conseguiu sair de um MBA ou um curso de especialização direto para um cargo de liderança, deve estabelecer um contato amplo com a sua equipe, incluindo um trabalho com feedbacks constantes para conseguir melhorar o seu desempenho. Afinal, uma boa equipe é fruto de um trabalho em equipe. Não demonstre insegurança, mas sim disponibilidade.
  7. Visão: Conseguir identificar novas oportunidades, as tendências do mercado e desenvolver novas estratégias corporativas são fatores que ajudam a elevar um profissional em seu meio. O destaque pode ser resultado do trabalho de implementação de novas metodologias.
  8. Arriscar: Identifique os riscos, os pontos fortes e fracos da sua equipe, da empresa como um todo. Isso facilita a tomada de decisões e favorece o desenvolvimento profissional. Seja ousado quando for preciso, sem medo de arriscar.

Condutas que favorecem o desenvolvimento profissional

Criar novas estratégias costuma ser algo natural quando o profissional conhece bem todas as forças que influenciam o seu mercado.

Não é possível acompanhar tudo, mas é possível conhecer os detalhes, estabelecer confiança em seus subordinados, supervisionando e recebendo informações completas sobre cada área.

Reorganize quando for preciso, troque as funções dos seus subordinados para que todos saibam desenvolver a função um do outro, para que exista troca na ausência de funcionários. Crie uma equipe forte e com isso você irá ver diferentes resultados.

Busque sempre melhorar a eficácia da sua comunicação, assim como suas atitudes:

  1. Seja transparente com todos, dessa forma é possível construir uma reputação elevada.
  2. Tenha ética durante o desenvolvimento dos trabalhos, principalmente daqueles que exigem uma confiança a mais.
  3. Tenha disponibilidade e saiba compreender os momentos de dificuldades da organização.
  4. Seja flexível com seus subordinados e trate a todos como seres humanos e não apenas números.
  5. Não manipule as pessoas e nem faça joguinhos emocionais.
  6. Se errar, reconheça e se desculpe.
  7. Respeite a todos, isso é fundamental para conquistar o respeito de todos.
  8. Desenvolva uma visão ampla sobre seus subordinados, colegas, líderes e todos que estão envolvidos com a sua carreira, incluindo clientes e fornecedores.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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