Uma equipe é reflexo de seu líder

equipe-reflexo-seu-lider.jpgUma equipe é reflexo do seu líder! A liderança exige grande responsabilidade e paixão. Entre as principais características de um líder destacam a sua eficiência e o alcance de metas, que são constantemente observadas e, por isso, a maneira de agir de um líder influencia diretamente o resultado obtido e o desempenho da equipe, assim como o relacionamento profissional e pessoal.

Importância da postura de um líder

Destacamos 7 pontos fundamentais na liderança:

  1. Organização: Essa é uma das competências que facilitam a vida de um líder, quando ele consegue manter tudo sobre uma ordem que facilita o caminhar das ideias e planejamento, tudo parece fluir.
  2. Conflitos: Um líder deve estar pronto para lidar com conflitos e com o estresse que vão surgir constantemente na sua rotina. A construção de uma equipe forte vai ser influenciada pela postura em relação a como ele lida com a carga emocional que recebe e como administra seus subordinados.
  3. Credibilidade: Confiança e credibilidade são conquistados aos poucos, através das atitudes no dia a dia profissional. Os subordinados devem conhecer seus limites e principalmente a sua flexibilidade, para aprender a ter respeito e não medo. Construa um relacionamento sadio com sua equipe.
  4. Ética: A ética é outra postura que é observada e exerce influência no resultado final. Por isso, nada de ficar fazendo comentários sobre líderes anteriores ou sobre outros colegas de trabalho. Mantenha a sua conduta como papel influenciador. O efeito do que você fala e faz reflete diretamente no resultado final, tenha isso em mente.
  5. Ensine: Compartilhe seus conhecimentos com a sua equipe e exerça o seu papel como influenciador. Motive os subordinados para irem além e buscar sempre novos conhecimentos.
  6. Disponibilidade: Envolva-se com a sua equipe e conheça de perto todos os problemas e soluções que eles vivenciam. É importante estreitar relacionamentos com os subordinados, manter disponibilidade e oferecer feedbacks a todos, dessa forma é possível conhecer verdadeiramente as dificuldades e dar um suporte que faz a diferença. Encontre tempo para esses detalhes.
  7. Transparência: Sempre que possível, mantenha a sua equipe informada sobre os bastidores e seja transparente com seus comportamentos e comunicação.  Não faça mudanças ou desperte a ansiedade dos seus subordinados com assuntos que não podem ser compartilhados. Sempre que for necessário, explique os motivos da sua conduta e escolhas e envolva-os também na possibilidade de opinar.

É importante que o líder tenha consciência que a sua postura vai influenciar diversos fatores, inclusive o desempenho de toda sua equipe, e que ele precisa caminhar de acordo com os objetivos, missão e papel dentro da organização.  Ele vai ser cobrado por isso e não tem como fugir, por isso é importante gostar e se identificar com a política corporativa, com os desafios colocados, fazendo uso da sua capacidade para superar obstáculos.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*