Como o equilíbrio afeta o desempenho profissional

equilibrio-desempenho-profissional.jpgEquilíbrio é o ponto chave para o sucesso na vida. Integrar corpo, mente e espírito é um assunto pouco discutido entre os profissionais. A integração contribui para o foco do desenvolvimento profissional e pessoal.

Importância do desenvolvimento total

Criar soluções para o estresse, os obstáculos e as dificuldades encontradas no cotidiano profissional, nem sempre é tarefa fácil e quem está em equilíbrio tem muito mais chance de sair-se bem em diferentes situações.

Desde a fonte da motivação até o desenrolar de uma situação caótica podem ser influenciados pelo equilíbrio dessas três dimensões que compõem o ser humano e devem ser cuidadas e bem nutridas.

O desenvolvimento educacional, profissional e pessoal pode ser visto como um caminho para a conquista da sabedoria e felicidade. Porém, é comum que, por descuido ou desatenção, um dos aspectos acabe ficando de lado.

Trabalhar todos os aspectos e cada uma das nossas funções, dentro de casa, da família, da escola, da sociedade e no emprego, é tudo uma questão de saúde mental e espiritual.

Assim como estamos preocupados em cumprir o nosso horário e nossas atividades dentro do ambiente de trabalho, é igualmente importante buscar o desenvolvimento e melhoria da nossa saúde mental e espiritual, garantindo que o aprendizado resulte em um equilíbrio que nos leve a uma satisfação pessoal e profissional.

Buscando o equilíbrio

A busca pelo equilíbrio e pela satisfação são tarefas árduas e contínuas, para as quais não existem fórmulas prontas e universais. Cada um deve encontrar o seu ponto de equilíbrio e, sempre que for preciso, mudar seus hábitos, costumes e rotinas, com o objetivo de melhorar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Conheça algumas características que contribuem para a integração e o equilíbrio entre essas dimensões (corpo, mente e espírito):

  1. Autoconhecimento: À medida em que o profissional desenvolve o seu autoconhecimento, ele aprende um pouco mais sobre as situações e escolhas que o fazem feliz;
  2. Cultive a integração: Quem busca manter a mente nutrida, a saúde do corpo e a leveza do espírito, tende a manter-se energizado e motivado, cultivando pensamentos positivos que levam a ter atitudes que somam a sua carreira.
  3. Cuide da mente: Esteja pronto para aprender algo novo todos os dias. Dedique mente, corpo e espírito na busca por sentir-se pleno e realizado. Aproveite os seus aprendizados no dia a dia. Ao manter a mente calma e serena, o trabalho fica leve e fácil de ser realizado. Os obstáculos passam a ser superados com tranquilidade.
  4. Use sua inteligência emocional: A inteligência emocional é o diferencial do profissional de sucesso. Quem tem paciência e calma para digerir e analisar situações adversas, agindo com razão e colocando todo o conhecimento em prática, tem maiores chances de sucesso no mercado profissional.
  5. Cuide da sua saúde: Quem tem um corpo saudável, rende mais no trabalho. O cansaço do corpo, a fadiga, interfere em seus resultados. Procure fazer exercícios, manter uma alimentação saudável e visitar regularmente seu médico.
  6. Cuide do espírito: Cuidar do espírito independe de religião. Estar conectado com algo maior ajuda a despertar sensações como compaixão e demais significados que unem os seres humanos. O amor ao próximo, a empatia e a sutileza são características que fazem parte do perfil de profissionais que encontram o equilíbrio. Aprecie a natureza, participe de algum grupo de estudos sobre algo que acredita, leia sobre filosofia ou vá a um psicólogo. Cada ser humano tem o direito de acalentar seu espírito como lhe convém, desde que a sua escolha não prejudique ninguém.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*