Como equilibrar a carreira e ter qualidade de vida

equilibrar-carreira-qualidade-vida.jpgA trajetória profissional exige dedicação, disponibilidade e muitas horas de trabalho. Vamos vivenciando dias distintos, alguns tranquilos e outros repletos de estresses. Conseguir gerenciar a carreira com as demais obrigações pessoais, como a vida familiar, social ou religiosa, pode ser complicado, porém, é o equilíbrio, o balanço de tudo isso que vai ajudar a tornar a sua carreira mais prazerosa e positiva.

Como ser feliz equilibrando vida pessoal e carreira profissional

Várias pesquisas têm apresentado números que afirmam que o equilíbrio da vida como um todo ajuda o funcionário, evitando cansaço, a perda de prazer e o estresse desnecessário.

Algumas sugestões podem facilitar o controle de todas as situações, contribuindo para uma vida saudável. Veja algumas dicas:

  1. A organização do tempo é fundamental para evitar misturar as prioridades de cada área da sua vida em momento errado.  Durante a semana, devemos disponibilizar um tempo de oito horas para o sono, um tempo para o trabalho e ainda um espaço para passar com a família, principalmente nas refeições e atividades que fazem parte do contexto da família, como a vida escolar dos filhos ou um horário para caminhar ou praticar exercício junto com eles.
  2. Os mesmos conceitos e metodologias aplicados ao gerenciamento da carreira profissional, também podem ser aplicados na hora de organizar e cuidar das demais áreas da vida pessoal. Por isso, avalie constantemente os ciclos e faça planos para desenvolver novos projetos em todas as áreas da sua vida.
  3. A eficácia é resultado do equilíbrio da sua vida pessoal com o trabalho. Ambas as atividades devem ser analisadas cuidadosamente e requerem boa saúde física, mental e espiritual para conseguir um resultado de qualidade. Envolva a família em assuntos sobre o trabalho para que eles conheçam a sua rotina e entenda como você se esforça para tornar a vida pessoal e familiar como ponto importante da sua rotina, eliminando os aspectos negativos e desconhecidos.  Alinhar as prioridades em diferentes aspectos da vida resulta em ganhos de energia e melhores resultados em todas as áreas.
  4. O sucesso deve ser o ponto principal que envolve todas as áreas da sua vida. Examine periodicamente as necessidades e a condição das suas relações, para ver se está no caminho certo ou se é preciso mudar a sua agenda ou a forma como está conduzindo todas as atividades.
  5. Ter controle emocional sobre os diferentes aspectos da sua vida: trabalho, carreira, lazer, família, é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Busque um emprego que seja compatível com o seu perfil e estilo de vida.

Não largue tudo pelo trabalho, tenha tempo para viver outras experiências, isso é necessário para nutrir sentimentos de felicidade e motivação.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. Excelente post!
    Muitas pessoas não dão a devida importância ao equilíbrio essencial entre a vida profissional e pessoal e, muitas das vezes, esse desequilíbrio tende a ser voltado para uma dedicação quase exclusiva para o lado profissional – o que deixa a vida pessoal abandonada – e acaba trazendo o efeito inverso, o cansaço excessivo, estresse e, com isso, mau rendimento no trabalho. Saber equilibrar é muito importante… Parabéns pelo post!

DEIXE SUA OPINIÃO

*