Entrevista de emprego: 5 respostas inteligentes

entrevista-respostas-inteligentes.jpgParticipar de uma entrevista de emprego pode ser estressante, mas sempre agrega algum conhecimento, mesmo que a resposta não seja positiva. Esteja preparado para lidar com perguntas difíceis, afinal, o recrutador está ali para tentar conhecer e revelar todas as informações que o candidato tenta esconder.

Entrevista profissional

Sempre que somos convidados para uma entrevista de emprego, um pouco de ansiedade aparece. Também existem entrevistas que são voltadas pra conhecer como determinado candidato vai reagir em determinadas situações.

Quem tem pouca experiência, deve encarar a oportunidade como uma chance de melhorar o seu desempenho. Quem tem mais experiência, deve demonstrar flexibilidade. Ambos profissionais devem ter em mete que é preciso vencer a concorrência para conseguir a vaga.

5 Respostas inteligentes para perguntas constrangedoras em ​uma entrevista de emprego

  1. Fale sobre sua fraqueza: Falar sobre a impaciência pode ser uma saída. Explique que não tem problema em delegar, mas quando percebe que a pessoa não consegue ir em frente com a atividade, você começa a reter as demais atividades e passa a fazer tudo sozinho. Para evitar essa situação, costumo ser bem objetivo e transmitir a minha equipe o que eu espero.
  2. Mudança de carreira:  Quem trocou várias vezes de emprego, pode se deparar com alguma pergunta ou insinuação sobre esse fato. O ideal é responder que essas mudanças contribuíram para o desenvolvimento de diversas habilidades que podem ser utilizadas na vaga que esta pleiteando.
  3. Promoção – E se não conseguir ser promovido nos próximos 5 anos, como irá reagir? Explique que tem ambições, porém, o que realmente importa é o fato de continuar a aprender e crescer. Fale sobre a certeza que tem sobre os desafios que irá encontrar nessa oportunidade e que servirão como motivação.
  4. Demissão –  Você foi demitido nos seus 2 últimos empregos, como se sente em relação a isso?  As duas vezes eu fiquei em choque, ninguém quer ser demitido, mas, com isso, ganhei forças para encontrar um emprego melhor, com novos desafios e até uma remuneração maior. Independentemente dessa rotatividade que existe atualmente no mercado de trabalho, eu continuo nessa profissão pois sou apaixonado por ela.
  5. Recuar – Você já tem bastante experiência porque iria aceitar uma posição menor aqui em nossa empresa? Explique que não vê problemas em ter que recuar para seguir em frente e mesmo com um salário menor, o que realmente importa é a oportunidade de aprender e ter novos desafios.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*