Entrevista de emprego: perguntas e respostas

entrevista-de-emprego-perguntas-respostas.jpgFoi convidado para uma entrevista de emprego e não sabe o que irá acontecer? Quais as perguntas que podem surgir? Como lidar com essa etapa do processo seletivo que gera tanta ansiedade?

Pode parecer contraditório, mas o primeiro passo é tentar reduzir essa ansiedade e confiar no seu potencial. A entrevista de emprego é uma oportunidade para compartilhar o seu perfil com a empresa e dizer por qual motivo você precisa ser contratado. Então aproveite para focar nos aspectos positivos e conhecimento adquirido!

Processo seletivo x entrevista de emprego

Além de pesquisar sobre a empresa, conhecer seus produtos, serviços, e o mercado relacionado com a organização, é importante preparar respostas para algumas perguntas que podem surgir e também elaborar boas perguntas para fazer durante a entrevista de emprego.

Veja 6 exemplos de perguntas que aparecem com frequência em entrevista de emprego:

1. Por qual motivo devemos escolher você pra trabalhar na nossa empresa?

Nessa questão o candidato deve passar clareza e honestidade, indicando os pontos fortes e relevantes do seu perfil profissional. Um contato visual é importante para transmitir confiança.

2. Fale sobre o seu perfil.

É positivo demonstrar conhecimento em relação as suas habilidades e perfil como um todo, apresente suas habilidades críticas.

3. Qual a sua opinião sobre seu último empregador?

Seja generoso e diga os aspectos positivos. Caso tenha acontecido algum conflito, não omita tal informação, mas seja justo ao pontuar a situação. Cuidado! Expor a incapacidade de lidar com relacionamentos pode ser um aspecto negativo.

4. Qual o diferencial do seu perfil em relação aos outros candidatos?

É importante focar nos pontos fortes, apresentando seu comportamento, experiência e habilidades. Não menospreze os outros candidatos, mas tenha uma atitude positiva quanto à questão.  Não crie falsas expectativas, pois “vender” um perfil que você não tem pode ser um “tiro no pé”, já que no período de experiência você será avaliado e isso pode ser um empecilho para sua efetivação.

5. Como é a sua rotina, envolvendo sua vida pessoal e profissional?

Demonstre o equilíbrio nessa resposta e seja sensato quanto ao seu comprometimento com a empresa, com foco em resultados. O importante é expor que é responsável com seus compromissos e que não existem conflitos quanto às diferentes esferas e responsabilidades (familiar x trabalho).

6. Fale sobre seus erros e se consegue compartilhar eles com as pessoas?

Seja honesto, afinal todos erramos. É importante falar sobre a capacidade de aprender com seus erros e também de ouvir ou dar feedback. Seja claro ao falar sobre a sua capacidade de assumir responsabilidades e aceitar orientações.

Não é possível definir ou saber antecipadamente quais as perguntas que serão elaboradas pelo entrevistador, mas é importante ter algumas respostas identificadas pra conseguir ter um bom desempenho. Algumas perguntas são clássicas numa entrevista de emprego e outras, inesperadas! Desenvolva o autoconhecimento e esteja preparado!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*