Entrevista de emprego, e agora?

entrevista-de-emprego-e-agora.jpgEstá procurando emprego, mas sente-se inseguro frente às entrevistas e dinâmicas? Primeiro, é preciso preparar um bom currículo para conseguir atrair a atenção dos recrutadores. O segundo passo, ao ser chamado para a entrevista de emprego, é demonstrar segurança.

Dicas para a entrevista de emprego

Quem está enviando currículos deve se preparar para estar frente à frente com um recrutador ou quem sabe com seu futuro gestor. Algumas atividades são essenciais para quem está passando por essa preparação. Veja algumas dicas que reunimos para ajudá-lo na preparação para sua próxima entrevista!

Conhecer bem o seu currículo é fundamental. É comum que alguns profissionais sintam-se inseguros com a preparação e peçam ajuda para um terceiro para digitalizar as informações. Mas, jamais envie um currículo sem fazer uma revisão adequada e conhecer os termos inseridos no documento.

Antes de ir para entrevista de emprego, faça uma leitura minuciosa do seu perfil. A carta de apresentação também deve ser lida com cuidado. Personalize seu currículo para cada vaga e esteja preparado para discutir tudo o que foi listado nele e na sua carta de apresentação.

A preparação para a entrevista de emprego é fundamental para garantir sua segurança quando estiver na frente do entrevistador. Não minta sobre suas funções ou experiência, porém, tenha em mente que essa é a oportunidade para “vender” o seu perfil profissional.

Preparação para entrevista de emprego

Já conhece bem o seu currículo, termos utilizados na sua profissão? Aproveite outras dicas para conseguir uma preparação adequada:

  1. Faça uma lista sobre suas principais atividades profissionais já desenvolvidas;
  2. Descreva suas habilidades e principais características;
  3. Fale em voz alta na frente do espelho, pode até parecer estranho, mas isso ajuda caso você tenha que realizar uma apresentação em público. Observe sua postura e olhar;
  4. Faça uma pesquisa sobre a empresa, principalmente sobre as últimas notícias que envolvem a companhia. Sites como Facebook, Linkedin e Twitter podem ajudar. Organize e compreenda as informações coletadas;
  5. Reflita sobre possíveis questões a serem realizadas, muitas vezes um bom questionamento pode ajudar a demonstrar o seu perfil para o recrutador. Crie perguntas que demonstrem o seu interesse pela organização e apresentem o seu conhecimento referente à posição que deseja ocupar;
  6. Reveja seus pontos fracos, suas incertezas. É comum que o entrevistador pergunte sobre isso. Exemplos de situações podem ser solicitados.
  7.  Seja claro na sua apresentação.

Consegue a vaga aquele candidato que “vende” melhor o seu perfil profissional, mas permanece no cargo aquele que tem a capacidade de demonstrar as habilidades apresentadas durante a entrevista de emprego. Seja verdadeiro durante a entrevista e ,caso seja contratado, faça o melhor que puder para garantir uma vida profissional longa e com sucesso.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*