Entrevista de emprego: 10 dicas para reduzir o estresse

entrevista-de-emprego-10-dicas.jpgComo gerenciar o estresse e a pressão durante a entrevista de emprego? Os desafios e o estresse devem ser encarados como parte da vida, por isso aprenda a manter seus objetivos em primeiro plano e desvie de tudo aquilo que tira o foco. Algumas atitudes positivas contribuem, como ferramentas para reduzir toda a carga imposta pela pressão que pode aparecer durante os processos seletivos e até mesmo na rotina profissional.

Como lidar com o estresse durante entrevista de emprego?

Já foi comprovado cientificamente que uma parte do estresse é positivo para o ser humano, pois através dele acabamos sendo impulsionados a produzir mais e melhor. Porém, em excesso é prejudicial, é preciso equilíbrio. Mas, como conseguir manter-se calmo e sereno diante de uma entrevista de emprego que pode mudar o rumo da nossa vida?

A entrevista de emprego é um momento essencial para atingir os objetivos profissionais. Nessa situação, a calma aliada a uma postura e atitude positivas garante o foco. Aprender a lidar com o estresse e priorizar o tempo que você tem disponível para preparar-se para a entrevista pode ser um diferencial para obter o resultado desejado.

Caso você perceba uma inquietação, uma tensão ou nervoso exagerado o ideal é respirar fundo e tentar visualizar a situação através de um ângulo diferente.  A qualidade de vida e a preocupação com outros aspectos, como uma alimentação saudável, a prática diária de exercícios e os cuidados com a vida espiritual, são fatores que de fato ajudam a manter o equilíbrio.

10 dicas para reduzir a ansiedade

Outros aspectos podem ajudá-lo a reduzir a ansiedade e manter a serenidade durante uma entrevista de emprego, veja algumas sugestões:

  1. Desenvolva a autoconfiança para conseguir lidar com tensões.
  2. O sorriso ajuda a reduzir diferentes estresses, por isso, sorria e agradeça por todas as oportunidades.
  3. Encare os desafios como oportunidades para seu crescimento. A cada nova entrevista o candidato consegue adquirir experiência em participar de processos seletivos e com isso conquista confiança.
  4. Priorize suas tarefas e tente sempre negociar dia e horário da entrevista. Procure horários que sejam compatíveis com sua agenda. Não tenha medo de questionar.
  5. Observe o que está causando o seu estresse e tente eliminar determinadas situações e tarefas. Caso seja impossível eliminá-las, faça outra analise tentando procurar ângulos positivos.
  6. Procure respirar com calma e beber água regularmente.
  7. Recue sempre que achar que a situação está além da sua capacidade de lidar com ela.  Pense em soluções para conseguir modificar determinadas situações.
  8. Manter a calma e pensar para responder é importante na entrevista de emprego, afinal uma resposta negativa pode minar sua contratação.
  9. Durma bem na noite anterior e procure fazer alguma atividade para relaxar, como ouvir música ou ler um bom livro.
  10. Esteja focado na participação em sua entrevista de emprego. Esqueça os demais problemas e situações e dedique-se a ir bem na entrevista. Confie na sua competência!

Saber controlar a ansiedade em situações nas quais está sob pressão pode ser determinante para seu sucesso na entrevista de emprego.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*