Empreendedorismo e Inovação

empreendedorismo-inovacao.jpgA palavra de ordem dentro das organizações é empreendedorismo. A busca pela criatividade e inovação se tornou prioridade dentro das organizações e um objetivo estratégico dos principais líderes, independentemente do tamanho da empresa.

Importância da inovação

Apesar da necessidade de buscar inovar, algumas empresas estão longe de conseguir alcançar seu objetivo. Se você administra uma empresa ou é líder, é hora de se perguntar, quantas vezes a sua equipe participou de uma reunião estratégica, com o objetivo de motivar a equipe a buscar desenvolver ideias inteligentes e uma discussão saudável sobre méritos?

Algumas organizações até oferecem esse tipo de ferramenta, mas a sequência dos fatos, que deveriam encaminhar tais ideias e sugestões para a prática não acontece e isso acaba frustrando os funcionários e espalhando um desânimo dentro da empresa.

O esforço para estimular o empreendedorismo é importante, porém sem uma estratégia de aplicação tudo pode ser em vão. Modelos de inovação oferecem risco e tendem a falhar. Por outro lado, a experiência e a humanização ajudam a mover as organizações rumo a um novo panorama e competitividade.

Existem muitas formas de incentivar e inserir essa motivação dentro das organizações, porém, muitas vezes isso não acontece por falta de recursos e tempo. A mudança de paradigma exige dedicação e uma continuidade para funcionar.

Como implantar a cultura de inovação dentro das organizações

Ideias movem as pessoas, mudam as organizações e transformam. Mas é preciso acreditar nas pessoas e fazer com que elas acreditem nos gestores que devem ser os facilitadores desta ideia.

Mas, como conseguir inserir essa nova cultura em um ambiente corporativo onde o tempo é escasso? Sim, realmente é complicado, pois requer a mudança da política, cobrança e postura envolvendo diferentes hierarquias.

Uma série de desafios vão surgir ao inserir um programa que busque a inovação. Por isso, conectar as pessoas e setores é importante, assim como manter a linguagem uniforme e clara:

  1. Promova ideias citadas pelos colaboradores, demonstre o quanto determinadas sugestões e criatividade contribuíram para a mudança da organização;
  2. Envolva todos que puder, pois a quantidade de pessoas que estão dispostas a construir uma organização inovadora, fará toda a diferença nesse processo;
  3. Comece com pequenas mudanças;
  4. Abra espaço para que os colaboradores exponham suas ideias sem que ninguém seja discriminado;

Gerar ideias promissoras, identificar novas oportunidades e desenvolver ideias que funcionam não é tão simples e precisa envolver conceitos e custos. Por isso, é importante que o trabalho ocorra em conjunto e envolva todos os setores que forem necessários para que a inovação evolua do papel à prática.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*