Como Elaborar uma Carta de Apresentação

elaborar-carta-apresentacao.jpgO profissional que está a procura de um emprego deve ser cauteloso e buscar atender a todas exigências e solicitações das empresas que estão realizando o recrutamento. A carta de apresentação, além de ser uma oportunidade para esclarecer seus objetivos, experiências e futura contribuição, pode ser uma exigência no processo seletivo.

Preparar uma carta de apresentação personalizada e com conteúdo adequado pode fazer a diferença entre a sua escolha e a de outro profissional. Esteja atento aos detalhes e saiba como preparar uma carta de apresentação de sucesso!

Motivos para enviar a carta de apresentação

Observe bem o que a vaga está oferecendo e o perfil que está procurando. Em seguida, prepare uma carta de apresentação personalizada para a vaga em questão. Jamais envie uma carta padronizada para todas as vagas, pois cada processo seletivo é um e o foco deve ser individual. Faça ajustes e perca um tempo com o desenvolvimento, isso pode ser o diferencial da sua participação em um processo seletivo.

A carta de apresentação serve, principalmente, para ajudar a vender o seu potencial e acrescentar informações e detalhes que não são possíveis inserir no currículo. Desenvolva uma descrição detalhada sobre seu trabalho e conhecimentos específicos, estabelecendo conexões com a empresa e a vaga que pleiteia. Explique, de forma simples, os motivos que fazem você um candidato interessante para a empresa.

Devo enviar sempre uma carta de apresentação?  O ideal é enviar, a não ser que a vaga deixe claro que não é necessário. Alguns recrutadores tendem a achar que o candidato teve preguiça de elaborar uma carta e pode soar muito mal, por isso, evite a formação de tais conceitos e aproveite para demonstrar o quanto você está interessado em conquistar essa nova oportunidade.

Como elaborar uma carta de apresentação

Ser objetivo, entender o que a empresa está buscando e elaborar uma carta que esclareça e faça o seu perfil parecer melhor do que os de outros profissionais é o que o candidato deve ter em mente ao elaborar um carta de apresentação.

O que colocar na carta de apresentação?

  • Destaque seus objetivos e resultados alcançados em sua vida profissional.
  • Como obteve sucesso em uma determinada experiência e como isso pode acrescentar algo ao cargo pretendido.
  • Descreva a participação em algum treinamento que potencializou suas habilidades e que possam ser úteis para o novo empregador.
  • Valorize a forma com que atingiu as metas.
  • Dê exemplos de atuações que façam você se destacar dos demais candidatos.
  • Antes de escrever, faça um rascunho e reflita sobre o que você precisa dizer para fazer a conexão com o que a vaga está pedindo.
  • Se estiver em dúvida, peça ajuda a alguém. Um profissional de RH pode ajudar no desenvolvimento da carta de recomendação.
  • Seja profissional ao desenvolver a carta, jamais use detalhes da sua vida particular.

Sua dedicação à confecção da carta de apresentação pode garantir a sua vaga!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*