Dicas para participar de um programa de estágio

estagio.jpgO jovem que almeja uma carreira de sucesso, deve se preocupar desde cedo com o seu futuro, elaborando um planejamento, que inicie no período universitário, incluindo a participação em cursos e, principalmente, em programas de estágios que contribuam para o crescimento profissional.

Devo participar de um programa de estágio?

A maioria dos cursos superiores possui o programa de estágio como parte do sistema obrigatório, porém, independente da quantidade de horas que o aluno precisa concluir, o candidato que inicia cedo a participação em um programa de estágio, adquire maior experiência e vantagem competitiva sobre os demais profissionais, pois consegue desenvolver habilidades uteis.

Os programas de estágio são uma oportunidade para que o empregador e o estagiário experimentem a troca de experiência e decidam se querem continuar com a parceria. A maioria das empresas efetiva os bons estagiários, preenchendo o seu quadro de funcionários.

Como inscrever-se em um programa de estágio

Todos os anos boas empresas criam estratégias de abertura para os seus programas de estágios, onde os candidatos podem se inscrever online, aumentando a sua chance de conseguir uma oportunidade. Geralmente, os programas de estágio são colocados diretamente no portal corporativo e o candidato tem um prazo para se inscrever. O processo costuma ser composto por várias fases, incluindo a seleção de currículo, testes online, dinâmicas e entrevistas pessoais. É aconselhável que o candidato entre direito no portal da empresa que tem interesse e depois procure a seção de recursos humanos para conhecer os programas de estágio oferecidos, assim como as datas para aplicação.

Outra forma de participar do programa de estágio é fazer contato direto com a Instituição em que gostaria de estagiar. Algumas empresas oferecem programa de estágio durante as férias, principalmente não remunerados. Desta forma, ao fazer contato,  demonstre seu interesse, assim aumentará suas chances de ser convidado e garantir a sua participação.

Existe também o programa de estágio oferecido pelo governo, como o FUNDAP, oferecido no Estado de São Paulo.  Outra sugestão é utilizar portais que oferecem vagas de estágio, como por exemplo, o portal do CIEE.

As faculdades também divulgam vagas em seu mural ou direto no setor de estágio, procure se informar na secretaria da sua Universidade. Fique atento!

Cuidados ao inscrever-se em um programa de estágio

  • Ao fazer a sua inscrição, certifique-se que está escolhendo uma posição que esteja de acordo com o seu objetivo.
  • Preencha todas as informações referentes aos conhecimentos, idiomas e habilidades com informática.
  • Insira telefone e e-mail de contato no seu cadastro.
  • Durante a entrevista para o programa de estágio, seja claro quanto a sua disponibilidade de horários.
  • Quem nunca trabalhou e estudou simultaneamente deve elaborar um cronograma para conseguir lidar com estudos e trabalho ao mesmo tempo, administrando o tempo disponível para gastar com estudos, projetos e com o estágio.
  • Ao elaborar o seu planejamento profissional, aproveite para refletir para qual tipo de empresa e em qual área você gostaria de atuar.
  • O estágio pode ser remunerado ou sem remuneração, ambos contribuem para o crescimento profissional. Só aceite participar de um programa de estágio sem remuneração se realmente conseguir manter os custos durante esse período.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*