Dicas para desenvolver a liderança

dicas-para-desenvolver-lideranca.jpgEm um mundo onde as informações mudam com tanta rapidez, a tecnologia e a globalização orientam nossos passos, é preciso desenvolver a liderança para que ela seja progressista e moderna. Teorizar a liderança é mais fácil do que aplicá-la, por isso, esteja atento para conseguir colocar em prática tudo o que irá absorver ao longo da sua carreira e desenvolvimento profissional.

Liderança moderna

Primeiro é preciso ter consciência de que, ao ocupar o papel do líder, a sua função deve ser ajudar pessoas e organizações na realização e desenvolvimento de necessidades e objetivos. Isso só é possível através de um alinhamento das necessidades entre pessoas e organizações.

A capacidade técnica e intelectual ajuda na liderança, mas não são os únicos atributos fundamentais.

A liderança moderna é desenvolvida com atitudes e comportamentos humanos.  A boa liderança envolve comprometimento. Estar pronto para servir e guiar seus subordinados é um passo importante e essencial.

Quem chega à liderança acreditando que essa é uma oportunidade para adquirir status social, ter vantagem ou ganho, deve rever seus conceitos. A liderança vai muito além disso. Trata-se de uma oportunidade para guiar pessoas e organizações.

Durante a liderança, muitas vezes será necessário tomar decisões. A capacidade de analisar situações e tomar a melhor decisão também é importante e requer a aquisição de competências e conhecimento adequados, que devem ser aplicados de maneira confiável. Ao se tornar um líder confiável, automaticamente seus subordinados irão segui-lo. Ética e bom senso são fundamentais na conduta profissional.

Comportamentos de um líder

A liderança pode ser uma experiência confortável para o líder. Com a aquisição de controle emocional e todas as características comportamentais necessárias para atuar em seu papel, o resultado deve ser positivo. Tanto quem já atua como líder, ou quem deseja atuar, deve manter-se preocupado com a melhoria da sua performance.

Veja alguns questionamentos que podem ajudar no desenvolvimento da liderança:

  1. Um líder deve estar pronto para orientar pessoas. Instruir e guiar fazem parte do seu papel. Você está ouvindo seus funcionários? Sabe dar e receber feedback?
  2. O quanto a sua liderança é confiável? Seus subordinados estão seguindo suas orientações? Um líder deve transmitir confiança, inspirar, demonstrar caráter pessoal. Quais as habilidades e comportamentos que você está buscando desenvolver? O respeito é visível em seus relacionamentos?
  3. Um líder deve se preocupar com seu comportamento e desenvolver habilidades para lidar com a gestão, ou seja, com os processos. Por isso, usar recursos mensuráveis e tangíveis é tão essencial quanto eficaz. A liderança eficaz depende de atitudes e não de processos de gestão! Um pode auxiliar o outro, mas não substituir.

Analisar a sua conduta e estar pronto para realizar uma auto avaliação pode ajudar no desenvolvimento de uma liderança eficaz. Aproveite para analisar se está cumprindo com seu papel.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*