Dicas para Melhorar a Produtividade

dicas-melhorar-produtividade.jpgO ritmo acelerado do mundo em que vivemos exige cada vez mais da nossa atenção. Ao mesmo tempo em que precisamos nos manter atualizados, estar conectados de diferentes formas para conseguir aproveitar ao máximo as experiências e oportunidades, temos que manter o foco. Essa nova realidade pode interferir de maneira positiva ou negativa em nossa produtividade, de acordo com maneira como compartilhamos nossa atenção.

Mantenha o foco e otimize a produtividade

A rotina deve ser controlada e otimizada para trazer bons resultados. Cuidar das distrações, manter o foco e realizar as tarefas com eficiência é essencial:

  • Foco: Estabeleça qual o seu foco e defina as atividades mais importantes do seu dia. Equilibre a quantidade de tarefas diárias selecionando as que realmente agregam valor a sua rotina.
  • Distrações: Identifique quais as distrações presentes no seu dia a dia. A leitura dos e-mails deve ser realizada dentro de um tempo programado, pois responder e-mails é uma tarefa que consome muito o nosso tempo. Evite ficar o dia todo visualizando-os.
  • Eficiência: Procure realizar suas tarefas com o mínimo de tempo e gasto de energia, para conseguir melhorar a produtividade e obter bons resultados, aumentando o valor dos bens e serviços.

Cuide da sua Produtividade

A produtividade tem relação direta com o valor das tarefas realizadas e não com a quantidade de tarefas completadas.

O resultado qualitativo muitas vezes é mais importante que o quantitativo.  No desenrolar da sua rotina é necessário cuidar dos comportamentos que vão influenciar o resultado final:

Sono:  O sono deve ser uma prioridade, por isso, cuide para manter uma rotina. Durma entre 7 a 8 horas por noite para conseguir realmente descansar. Mantenha o ritmo e durma sempre no mesmo horário. Algumas pessoas sacrificam algumas horas de sono para aumentar a produtividade, isso pode até funcionar no início mas, com o passar dos dias isso pode prejudicar o rendimento e a capacidade cognitiva, o pensamento criativo e a resistência emocional e todos tem ligação direta com a qualidade do trabalho e com a velocidade com que ele é realizado.

Lista de tarefas: Elabore uma lista das tarefas semanais, incluindo as principais atividades e o tempo disponível para a realização de cada etapa. Ao desenvolver e organizar as tarefas conseguimos ter uma compreensão maior sobre quais realmente são importantes. Inicie o seu dia fazendo as tarefas mais cansativas e deixe as tarefas mais interessantes para o final, que é quando você está cansado. Tente organizar a rotina do dia seguinte sempre ao final do expediente.

Equilíbrio: O melhor desempenho é aquele baseado no equilíbrio entre a quantidade de horas trabalhadas e o valor gerado pelo trabalho. O corpo humano necessita de intervalos para realizar ajustes físicos, mentais e emocionais. Trabalhar continuamente pode gerar prejuízos. É preciso identificar o período do seu dia no qual você consegue maior rentabilidade e construir um ritmo que favoreça a eficácia e a satisfação profissional.

Emocional:  O controle emocional deve ser um observado, pois quando a demanda de serviços começa a ultrapassar os nossos limites é normal que surjam algumas emoções negativas, como sensibilidade, reações impulsivas e menos reflexivas. Analise os motivos que influenciam seu controle emocional e avalie como você pode melhorá-lo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*