Dicas para se sair bem em uma entrevista por telefone

dicas-entrevista-por-telefone.jpgÉ comum que os profissionais de recursos humanos façam um primeiro contato com o candidato através de uma ligação telefônica, para checar algumas informações. Certas organizações fazem uma primeira triagem e até mesmo uma entrevista por telefone para conseguir ter certeza que o candidato que está sendo selecionado atende às características da vaga em aberto. Dessa forma, nem o recrutador e nem o candidato perdem tempo.

Comportamento ideal em uma entrevista por telefone

Algumas empresas podem fazer o primeiro contato e agendar uma entrevista inicial por telefone. Nesse caso, você tem um tempo para preparar-se. É preciso ter em mente que a entrevista por telefone deve ser realizada por um profissional de recursos humanos, cujo papel é analisar e preparar o caminho para que o gerente ou líder responsável pela contratação tenha um bom candidato na segunda fase do processo seletivo.

O objetivo do profissional é conseguir julgar a personalidade, temperamento, formas de comunicação, expectativas salariais, entre outras informações básicas sobre o candidato. Veja algumas dicas importantes ao participar de uma entrevista por telefone:

  1. Mantenha-se tranquilo, até mesmo quando surgirem perguntas incômodas. Perguntas como seus pontos fracos, fortes, expectativas salariais e objetivos para os próximos anos, podem fazer parte do roteiro.
  2. Explique as transições entre os trabalhos já realizados, quando questionado, de forma profissional. Ou seja, nunca critique um antigo empregador ou fale mal de um ex-chefe. Você pode até dizer que os valores e condutas da antiga empresa não eram compatíveis com o seu objetivo. Saber o que falar e como se expressar é o segredo. Treine respostas, essa é uma forma de se conhecer e realmente compreender o que você vivenciou.
  3. Tenha em mente que essa é uma oportunidade para você fazer o “Marketing” sobre sua experiência. Por isso, “venda” a sua experiência e entusiasmo como ponto positivo da sua personalidade.
  4. Prepare-se para explicar os pontos que vão despertar curiosidade em seu currículo. Mas, procure compreender o que o recrutador deseja com os questionamentos e, se ficar em dúvida, pergunte a ele se a sua resposta foi realmente o que ele desejou questionar e se precisa fornecer mais detalhes. Em uma entrevista por telefone, a clareza na comunicação tem papel decisivo.
  5. Demonstre autoconfiança e personalidade ao responder as perguntas. A capacidade de ter uma comunicação eficiente é essencial para diversas funções e quase sempre é analisada. Mantenha um tom uniforme do começo ao final da entrevista.
  6. Quando receber a oportunidade de realizar perguntas, faça. Demonstre que está interessado em conhecer a empresa, questione sobre as funções referentes ao trabalho e jamais use essa oportunidade para questionar sobre datas de início do trabalho, remuneração e benefícios oferecidos pela empresa.

Cuidados com o seu perfil nas redes sociais

Hoje em dia, várias empresas fazem uma pesquisa abrangente sobre o candidato, principalmente através das redes sociais. Por isso, cuidado com a forma que você se expressa na internet, seja través do seu blog, Facebook, Twitter ou qualquer outra plataforma social.

Cuidado com os links que você curte, com os comentários inseridos, com as imagens e fotos que são postadas. Tudo pode ser analisado pelo recrutador, que pode até mesmo desenvolver questões para usar em uma entrevista por telefone ou presencial.

O candidato não deve mentir ou omitir, mas deve sempre tentar apresentar uma conduta coerente com sua personalidade. Por exemplo, um jovem posta diversas fotos em festas e viagens e ao ser questionado o que faz no final de semana, ele diz que é caseiro e fica em casa com a família. Esse tipo de conduta pode ser um tiro no pé e logo nas primeiras respostas perder a confiança do recrutador que já analisou o seu perfil. Falar que gosta de sair, que tem amigos, isso não deve ser um problema que impedirá sua contratação, mas mentir sim, pode ser.

Ao enviar um currículo, é importante estar preparado para receber uma ligação e participar de uma entrevista por telefone. Por isso, é sempre bom manter seu telefone disponível, cuide para não permanecer com ele desligado e esteja pronto para responder os diversos questionamentos que podem aparecer.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*