8 Dicas para driblar a insatisfação profissional

dicas-driblar-insatisfacao-profissional.jpgJá dizia Oscar Wilde: “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. Vivemos em uma época de insatisfação profissional crônica, muitos andam insatisfeitos com seus empregos, mas a questão é: o quanto a sua insatisfação profissional está prejudicando seus resultados? O que é preciso fazer para mudar esse panorama?

Carreira x Insatisfação Profissional

A insatisfação profissional pode ser apenas a ponta do iceberg, ela pode apresentar que existe algo errado em seu trabalho, mas existem outros fatores como a economia, a remuneração, questões de ordem pessoal e familiar que podem interferir no seu rendimento total.

Somos os únicos responsáveis pela nossa carreira. Para ter uma satisfação profissional duradoura, precisamos escolher algo que temos prazer em executar diariamente.  Os desafios só tornam-se interessantes e o desenvolvimento só alcança um nível de excelência quando a atividade é prazerosa para o ser humano.

Toda carreira oferece um leque de atividades que possibilita ao profissional descobrir-se e escolher um rumo diferente, mesmo dentro de uma única área. Da indústria ao serviço público, passando pelo mundo acadêmico ou pelo negócio próprio, a fonte de motivação é o que importa. Manter o foco tem relação direta com executar tarefas que gostamos e com o planejamento da carreira. A falta de uma abordagem positiva no planejamento da carreira tem criado barreiras que geram insatisfação e impedem o crescimento profissional.

Conselhos para driblar a insatisfação profissional e melhorar os resultados

O desenvolvimento da carreira é um trabalho diário, movido pela paixão e dedicação. Para evitar a insatisfação profissional, os profissionais devem vencer barreiras e construir carreiras que ofereçam sentido contínuo. Veja alguns conselhos para melhorar a sua vida profissional:

  1. Nenhuma carreira segue uma trajetória linear. Compreenda que todas as profissões são construídas por etapas e a cada dia devemos subir um novo degrau.
  2.  Busque novos desafios, mesmo diante de uma rotina estável e comum. A mudança no hábito e na forma de realizar as tarefas pode melhorar seu rendimento.
  3. Investigue, pesquise e busque conhecer as oportunidades que o mercado tem para oferecer na sua área. Envie o seu currículo quando a vaga for interessante. Tente novos caminhos, quando sentir que sua carreira estagnou.
  4. Dinheiro não tem correlação com felicidade profissional. Por isso, siga o seu planejamento e escolha as funções levando em conta a sua pretensão salarial alinhada com seus objetivos.
  5. Abandone aquela velha ideia de fazer carreira em uma única empresa. Hoje em dia é preciso acompanhar o mercado e mudar de emprego sempre que for necessário.
  6. Remova os obstáculos e observe que não existe um único caminho, as opções podem ser infinitas e levar ao ponto ideal de realização.
  7. Qual é o seu propósito? Saber onde se quer chegar é importante para melhorar a satisfação profissional e pessoal.
  8. Melhore suas habilidades e talentos através de cursos. Mantenha-se atualizado, a informação é uma chave de sucesso na vida profissional.

É comum que as pessoas que conseguem priorizar seus objetivos mostrem-se mais satisfeitas e compreendam melhor os desafios que surgem em sua rotina. Seja flexível e antecipe seus passos, com sabedoria.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*