Desenvolvendo habilidades gerenciais

desenvolvendo-habilidades-gerenciais.jpgPara conseguir conduzir os negócios, o empreendedor deve desenvolver algumas habilidades gerenciais, que permitam atingir os objetivos propostos. Só dominar o desenvolvimento da produção ou serviço não é suficiente para o sucesso. Outros conhecimentos, voltados para as áreas financeira, administrativa, de recursos humanos e comercial, são essenciais.

Habilidades gerenciais importantes

O conhecimento pode ser a base para a abertura de um negócio, porém, a busca pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais, que ajudem no controle de todas as áreas de um determinado empreendimento, é necessária. Veja algumas habilidades que um gestor deve possuir:

  1. Capacidade para coordenar uma equipe de trabalho.
  2. Gerir a parte comercial.
  3. Saber administrar o negócio.
  4. Conseguir organizar a produção.
  5. Administrar as finanças.
  6. Delegar atividades.
  7. Manter uma comunicação eficiente.
  8. Despertar a motivação nos seus funcionários.
  9. Saber administrar conflitos.

Quando um gestor percebe que tem alguma dificuldade ou ausência de uma determinada habilidade, é necessário buscar conhecimento ou formação para desenvolver tais competências. A organização que preza pelo acompanhamento dos pontos forte e fracos dos seus funcionários, consegue melhorar o desempenho.

Saber dar e ouvir feedbacks pode ser condição fundamental para o desenvolvimento de um gestor, quando ele consegue ouvir e aplicar as críticas sob um ponto de vista positivo.

Definindo as habilidades gerenciais

Existem vários cursos e livros que podem ajudar no desenvolvimento das habilidades gerenciais, porém, a prática e a experiência são insubstituíveis para um gestor. Conheça um pouco mais sobre essas habilidades, consideradas essenciais para o sucesso do seu empreendimento:

Liderança: A postura de um líder determina a forma com que os trabalhos ou serviços serão executados. A liderança é o processo pelo qual o líder conduz sua equipe, gerando resultados. Motivar, influenciar, ter uma postura ética e desenvolver o entusiasmo dos subordinados para que os objetivos sejam realizados com qualidade é o diferencial do líder

Comunicação: Um bom gestor deve ter uma comunicação eficiente, pois ele deverá manter contato não apenas com seus subordinados, mas também com fornecedores, bancos, parceiros e clientes. Das habilidades gerenciais, a comunicação é aquela que pode transformar a experiência e despertar um maior envolvimento das pessoas.

Organização:  Conseguir gerir o tempo e estruturar a forma com que o trabalho será executado é importante para obter melhores resultados. O gestor acaba influenciando seus subordinados na forma com que eles executam seus trabalhos. O acompanhamento da organização tem impacto direto na administração do tempo e no volume de atividades que cada membro da equipe precisa cumprir.

Planejamento:  Planejar é conseguir projetar uma estrutura para alcançar os objetivos traçados. Antes de elaborar um planejamento, o gestor deve buscar informações, avaliar e definir estratégias que sejam coerentes com a organização.

O aprimoramento contínuo das habilidades gerenciais e o desenvolvimento de competências são essenciais para uma gestão de sucesso.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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