Desempenho profissional: 7 dicas para avaliar e melhorar

desempenho-profissional-7-dicas.jpgO alto desempenho profissional geralmente faz parte dos objetivos pessoais. É comum almejar ter qualidades que te ajudem a sobressair no cotidiano. Tais características podem ser alcançadas, mas isso requer dedicação e disponibilidade, como tudo que é importante.

Dicas para melhorar sua performance

É preciso realmente fazer uma escolha e, em seguida, ter um planejamento para conseguir se dedicar tempo suficiente para dominar determinadas competências e, no final, melhorar o seu desempenho profissional.

Para alcançar o pico de desempenho profissional, empreendedores e profissionais de sucesso devem dar atenção especial aos seus treinamentos, fazendo planos de ação e reflexões realistas sobre sua condição. Só uma boa análise do que você precisa melhorar pode ajudá-lo a destrinchar um bom plano.

Adote hábitos simples que possam ajudar a criar reflexões fundamentadas. Dedique cerca de quinze minutos no final do expediente, ou durante o dia, para fazer uma reflexão e relacionar o que está sendo realizado ao que está fazendo a diferença na sua rotina.

Tente localizar os pontos medíocres da sua performance para moldá-los de maneira melhor.  Tais questionamentos ajudam a revelar os pontos baixos e altos durante a semana de trabalho. Observe quais foram as causas responsáveis pelos resultados ruins e faça um novo planejamento para que, na semana seguinte, a sua performance possa melhorar. Aprenda a fazer a diferença através das suas atitudes rotineiras.

Como analisar seu desempenho profissional

O sucesso profissional é fruto da realização pessoal. Não existe fórmula mágica, e o caminho é individual. Existem ações e atitudes que podem ser trabalhadas para conduzir ao sucesso. Veja algumas reflexões que podem ajudá-lo na análise do seu desempenho profissional:

  1. Identifique quais foram as atividades e os momentos mais agradáveis durante a semana.
  2. Conheça também as atividades frustrantes e chatas que fizeram parte da sua rotina.
  3. Analise o seu comportamento em relação a clientes, fornecedores e colegas de trabalho. O importante é saber se o impacto que você está causando é o que você gostaria de ter. Caso a resposta seja negativa, avalie o que é possível mudar para causar o impacto desejado.
  4. Conhecer os desafios, assim como os momentos de tédio e excitação, é importante.
  5. Em quais momentos você se sentiu confiante?
  6. Analise as emoções e pensamentos negativos que surgiram ao longo da semana.
  7. Quais as distrações que surgiram durante a semana e como conseguir evitá-las?

A análise deve ser honesta, para conseguir determinar novos objetivos. Trabalhe sempre em função de encontrar o pico do seu desempenho. Ter consciência do que está acontecendo ao redor, e adaptar-se às situações, é necessário. Assuma a sua responsabilidade pelo desenvolvimento do seu desempenho profissional em função do sucesso.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*