Índices para avaliar o seu desempenho na gestão de pessoas

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Tudo o que é medido dentro das organizações tem importância quando lidamos com a gestão de pessoas. Todas as variáveis devem ser relacionadas, incluindo itens como absenteísmo, turnover, composição e evolução da força de trabalho e até mesmo o perfil do empregado. Essas medições contribuem para a avaliação de desempenho dos funcionários e principalmente do gestor do projeto. Os indicadores utilizados e mantidos pelo RH são importantes e essenciais.

Importância dos indicadores de liderança na gestão de pessoas

Segundo Robert S. Kaplan e David P. Norton, em seu artigo para Harvard Business Review, os líderes conhecem a força que as medições exercem sobre o seu rendimento, porém nem sempre usam esses indicadores como parte essencial da estratégia.

Inovar metas, processos e analisar indicadores utilizados constantemente fazem a diferença na gestão e é essencial. Esses processos tornam possível criar novas iniciativas e usar estratégias que conduzam a uma nova direção, quando necessário. Além de não conseguir inovar e monitorar os processos, alguns líderes apresentam dificuldade em avaliar se as medidas mantidas até o momento estão sendo eficazes ou de acordo com as estratégias estabelecidas.

O uso de indicadores na gestão de pessoas é importante, pois ao longo de um período ele irá apontar tendências quando observados e comparados. Essas tendências têm relações diretas com o desempenho do gestor do projeto. O indicador deve ser comparado com a meta estabelecida e comparada com um referencial de mercado (benchmark). Entre os indicadores mais importantes vale destacar:

IAbs ou índice de absenteísmo: Esse indicador apresenta a quantidade de ausência da sua equipe e pode ser analisado através de uma cálculo simples, onde IAbs = (Número de afastamentos no período x 100)/ quantidade média de funcionários no período.

ITrein ou índice de treinamento: Saber quanto está sendo investido em treinamento é essencial para o sucesso da equipe. Cálculo: ITrein (Quantidade de homens-hora trabalhando por ano/ quantidade de homens-hora em treinamento no ano).

ITurn ou índice de turnover: A rotatividade dos profissionais também pode apresentar defeitos na liderança ou nas estratégias traçadas. Cálculo: ITurn = {[(Funcionários admitidos +demitidos)/2]/média de funcionários no período}x100.

Como as análises revelam seu desempenho na gestão de pessoas

Usar índices para medir a satisfação dos clientes e funcionários também reforçam as informações sobre o desempenho da empresa, líderes e estratégias. Sempre que finalizar projetos específicos use esse tipo de ferramenta, pois assim é possível saber se realmente as energias depositadas no projeto foram suficientes ou se é necessário modificar algo para alcançar sucesso nos próximos projetos.

Usados em sintonia, os indicadores vão revelar se os esforços e resultados estão sendo alcançados. E apesar da relação causa efeito ser algo complicado para medir e algumas avaliações aparentam caráter subjetivo, esse tipo de ferramenta pode ser a única opção disponível e que apresente algum resultado real. Analise os resultados, discuta com seus superiores o uso dessas ferramentas, inclua o RH na medição e esteja sempre pronto para mudar a estratégia, com foco nos maiores objetivos da organização.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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