Desafio: tempo Gasto versus tempo Ideal

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Saber equilibrar o tempo gasto em uma tarefa com o tempo disponível e ideal para o desenvolvimento é um desafio, uma ação que depende da experiência, responsabilidade e de um fator essencial, que é manter o foco nos objetivos e metas traçadas. Saber gerenciar bem o seu tempo é a melhor maneira de aumentar sua produtividade e garantir um melhor desempenho. Dessa forma você se cansa menos e consegue produzir mais. Quanto melhor o seu planejamento no manejo do tempo gasto com suas tarefas diárias, mais tempo livre você poderá obter no final do dia.

Desafio 1: identificar desperdícios de tempo

Identificar as atividades que gastam mais tempo é uma tarefa essencial para conseguir otimizá-lo e acabar com situações que dispersam no cotidiano. Para superar esse desafio e evitar que esse erro se torne uma constante em sua rotina, é preciso saber hierarquizar todos os pedidos recebidos diariamente. Nesse processo é fundamental identificar:

  • A real necessidade de serem realizados por você
  • Qual o melhor momento para fazê-los
  • Se você possui as informações necessárias para atender aos pedidos
  • A possibilidade de delegá-los

É comum que em novas experiências e desafios, o profissional sinta que o tempo está se esvaindo rapidamente, porém, é preciso conseguir identificar se o tempo investido em uma tarefa é suficiente ou não. Quando esse tempo gasto sai da normalidade, é preciso tomar medidas para evitar o desperdício e manter o foco nos objetivos. Perder tempo demais em tarefas comuns é um problema que pode impactar o desenvolvimento e a carreira de muitos profissionais.

Algumas pesquisas apontam que milhares de profissionais perdem tempo demais com assuntos desnecessários, incluindo reuniões, e-mails sem importância, redes sociais e apresentações prolongadas. Por isso é comum chegar ao final do dia com aquela sensação de que o seu dia poderia ter sido mais rentável, por outro lado é importante buscar evoluir em suas tarefas, tendo dias mais produtivos. Uma forma bem simples de vencer esse desafio e melhorar a sua rotina é criando uma planilha com horários e tarefas que devem ser realizadas, assim é possível identificar onde você está errando. Algumas empresas já oferecem sistemas para gestão de tempo.

Desafio 2: alinhar perspectivas e identificar falhas

Quando desenvolvemos um trabalho em equipe, as prioridades e pontos de vista de cada integrante são diferentes e leva-se um tempo para conseguir alinhar os projetos. Para facilitar a otimização do tempo, é necessário alinhar as perspectivas do grupo e pontuar, de forma natural e com respeito, observações importantes sobre a gestão de tempo. Dessa forma podemos contribuir para alavancar o desempenho da equipe, o importante é refletir sobre como podemos gastar o tempo, agregando valor e mantendo o foco nos objetivos.

Após identificar onde você está falhando em sua rotina, é preciso criar um planejamento para conseguir fazer a coisa certa, no tempo certo e vencer o desafio de tornar o seu dia mais produtivo. Se alguma tarefa está consumindo muito do seu tempo, analise se é preciso aprofundar mais o seu conhecimento ou se existem ferramentas que possam ajudá-lo. Antes de delegar essa tarefa ou ir conversar com seu líder, seja proativo, tente ver todos os ângulos e possibilidades que transformem essa dificuldade em uma tarefa simples de ser realizada.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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