Decidi empreender, e agora?

decidi-empreender-e-agora.jpgMuitos profissionais sonham em largar seus empregos e abrir seu próprio negócio. Tornar-se um empreendedor não é uma decisão que deve ser feita da noite para o dia, é um processo que deve ser amadurecido e analisado com calma. Quem decide empreender, deve estar disposto a correr riscos e ter flexibilidade para gerir o seu próprio negócio.

Planejar para empreender

Ao empreender é preciso ter consciência que um dos grandes desafios será encontrar uma maneira de conciliar a vida familiar com a rotina profissionail. A jornada é cansativa mas quase sempre compensa. No papel, o planejamento parece ser perfeito, mas na realidade é preciso estar preparado para os desafios e para outra realidade, que pode ser bem diferente da planejada.

Escolha empreender em uma área que conhece e domina. Nada de aventurar-se por caminhos que nunca ouviu falar. É muito difícil manter o equilíbrio do empreendimento se o administrador não dominar as variáveis e as dificuldades existentes. Nunca subestime o esforço necessário para manter um negócio funcionando.

Apostar em áreas diferenciadas é aconselhável para quem tem muito recurso e está disposto a contratar diferentes especialistas para ir em frente.  Além da escolha do negócio, será preciso um pouco de conhecimento sobre planejamento, gestão de equipe, vendas e marketing. Descubra uma maneira de vender o seu conhecimento e comece a ganhar dinheiro. Isso é a base do empreendimento.

Como é empreender?

Para manter o seu negócio funcionando, é preciso saber agregar valor para conseguir envolver seus clientes. Concentre seus esforços em tornar o produto ou serviço adequado para seu público. Nunca pare de buscar maneiras de inovar e acrescentar características que melhorem o posicionamento e a satisfação do seu cliente.

Participe de eventos de networking, vá a feiras, congressos, simpósios, busque atualizações pertinentes e que sejam relevantes ao seu negócio. Unir reputação a relacionamentos é essencial para conseguir criar uma rede de contatos que ajude integrar valor ao seu empreendimento.  Compartilhe conhecimento com seus clientes e parceiros, dessa forma é possível estabelecer uma ligação forte e sustentável.

Ser flexível e persistente é outra característica essencial para empreender. O empreendedor precisa estar preparado para situações complicadas. Esperar o negócio começar a ter lucro é uma situação demorada, que exige paciência e uma boa estrutura. Muitos negócios vão à falência pela impaciência dos proprietários e mal planejamento.

Cuidado também ao escolher sociedade é preciso ter em mente que todos os envolvidos devem ter uma linha de pensamento parecida, afinal, sociedade é como casamento!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*