Currículo: cuidados do desenvolvimento à entrega

curriculo-desenvolvimento-entrega.jpgComo se promover ao elaborar um currículo?A conquista de um novo emprego tem relação direta com o desenvolvimento de um bom currículo. Por isso, cuide para que ele seja um excelente cartão de visitas, que ajude despertar o interesse do entrevistador, divulgando todo o seu potencial.

Como deve ser meu currículo?

O currículo não deve ser padronizado, pois não existe um modelo ideal, mas ele deve:

  • Explicitar seu objetivo;
  • Demonstrar suas habilidades e
  • Ajudar a promover suas qualificações.

O ideal é que sejam inseridas todas as suas experiências e cursos que tenham relação com o objetivo.

O currículo deve ajudar a divulgar seu perfil, de forma que sirva para diferenciar a sua experiência e formação dos demais concorrentes.

É preciso dar atenção especial aos seguintes tópicos:

  • Cuide da redação do seu currículo.
  • O currículo deve seguir as tendências atuais.
  • O conteúdo deve servir como canal de informação.
  • Crie uma estratégia para organizar suas informações e para o envio do seu currículo.
  • Evite erros durante o desenvolvimento do mesmo.

Sempre que possível elabore uma carta personalizada para acompanhar o currículo, falando sobre o seu interesse em ocupar o cargo. A carta deve ser adequada para cada novo empregador.

Cuidados com seu currículo: do desenvolvimento à entrega

Conheça um pouco mais sobre cada etapa, do desenvolvimento à entrega do seu currículo, e obtenha melhores resultados:

Redação: Antes de iniciar o desenvolvimento, defina o seu objetivo. Em seguida, faça um levantamento de dados sobre os aspectos mais valorizados e enfatizados em sua área. Se você não se sentir seguro com as regras de ortografia e na criação de um modelo de currículo atualizado, aproveite para contratar alguém. O currículo deve ser objetivo, claro e bem definido.

Tendências atuais: O mercado está sempre mudando, por isso aproveite para se atualizar nessa etapa. Veja o que as empresas estão buscando, os termos mais utilizados e modifique seu currículo de acordo com as informações coletadas. Uma boa maneira de descobrir isso é observando as competências e detalhes que estão sendo exigidos para as vagas que existem em aberto na sua área de atuação.

Canal de informação: As informações inseridas no currículo, incluindo sua trajetória, cursos e formação, devem ser condizentes com seu objetivo. Quem tem muitas experiências deve fazer uma triagem e colocar as mais importantes, sempre fazendo referência ao que deseja conquistar.

Estratégia: É durante as triagens de currículos que o seu perfil deve chamar atenção, por isso modifique e adeque o seu currículo para cada vaga enviada. Durante a leitura do currículo, as informações devem ser coesas e organizadas de forma tradicional, para facilitar a leitura e despertar o interesse do recrutador.

Erros: Alguns erros podem ser evitados, por isso cuidado!

  • Evite currículos longos demais, ele deve ter 2 ou, no máximo, 3 páginas.
  • Dados pessoais: Insira seu nome completo em destaque, seu telefone e e-mail de contato.
  • Dados como endereço, idade, estado civil, número de filhos e naturalidade deve variar de acordo com o que está sendo solicitado e para quem você está entregando seu currículo.
  • Objetivo profissional, deve ser bem definido.
  • Formação: Inclua apenas as mais importantes.
  • Experiência: Citar apenas as 3 últimas, relacionadas com seu objetivo.
  • Outros conhecimentos: Insira informações como idiomas, informática, viagens internacionais.
  • Sempre revise seu currículo.

A entrega do currículo é extremamente importante também, por isso crie uma estratégia, selecionando apenas as empresas e perfil de vagas que sejam condizentes com seu plano de ação.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*