Currículo para Cargo Executivo

curriculo-cargo-executivo.jpgO candidato que deseja concorrer a cargos executivos deve preocupar-se em desenvolver um currículo que apresente seus resultados e destaque o seu papel como líder. Não é fácil conseguir destacar-se em meio à multidão de profissionais disponíveis no mercado, por isso, cuide para que o seu currículo seja bem elaborado.

Currículo para executivo

A elaboração do currículo deve seguir um padrão de normas cultas, incluindo a ortografia e a gramática. Para o cargo de executivo, o ideal é que o currículo tenha no máximo 3 páginas, relatando as principais funções e formações. A disposição das informações é outro item importante que deve favorecer a leitura e o reconhecimento do perfil profissional do candidato.

O currículo deve ser elaborado de acordo com cada perfil, porém, com foco no cargo do alto escalão que deseja conquistar. É preciso coragem e persistência para conseguir conquistar um cargo executivo de alto nível. O currículo é a principal ferramenta, por isso, deve ser elaborado sob medida para atender ao cargo, incluindo detalhes incomuns para outros cargos e funções.

Como preparar o seu currículo

Alguns itens são importantes, como:  a hierarquia, a comprovação da experiência, as conquistas relevantes, a rotina dentro e fora da organização, além de uma boa carta de apresentação.

Hierarquia:  É importante que o currículo demonstre a capacidade do candidato para liderar pessoas, negociar e tomar decisões.

Todas as habilidades comportamentais fazem a diferença na vida de um gestor.  Insira em seu currículo a sua experiência profissional, incluindo a importância na hierarquia da empresa e a quantidade de pessoas que liderava.

Experiência: Deixe claro no seu currículo a importância do seu cargo, fazendo uma descrição sobre o número de pessoas que liderava e também informações sobre a quem você se reportava.

Inclua o perfil da equipe, o tempo de liderança e os resultados obtidos durante a sua gestão.

Conquistas relevantes:  As conquistas devem ser expressas por números para enfatizá-las. As estratégias utilizadas devem ser incluídas no seu currículo.

Seja o mais claro e específico possível ao descrever e enfatizar as conquistas.

Rotina: É importante inserir a sua rotina no currículo, dentro e fora do expediente, como por exemplo, atividades, hobbies, aulas e cursos que frequenta.

Apesar de parecer inovadora, essa é uma prática que já é utilizada em alguns países e facilita a avaliação do seu perfil pelo recrutador.

Carta de apresentação: A carta de apresentação deve ter até 2 páginas e ser enviada junto com o currículo, para reforçar alguns pontos importantes como as habilidades comportamentais.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*