Criando um ambiente de inovação

criando-ambiente-de-inovacao.jpgInovar é uma preocupação que faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Mas, qual é a importância real de conseguir criar um ambiente de inovação? Como estimular as diferentes equipes e setores da organização a compreender que os resultados são relevantes para manter a competitividade?

Afinal, o que é inovação?

A inovação é ponto essencial para qualquer empreendimento que deseja se manter competitivo no mercado. O uso de conhecimentos e recursos de forma criativa ajuda a criar um diferencial, diante do cenário globalizado e dinâmico que vivenciamos. A inovação só tem validade quando gera resultados.

De acordo com o manual do Oslo, desenvolvido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a inovação pode se caracterizar por um produto novo, pela melhoria ou implantação de um processo que altere a execução das atividades, a aplicação de um novo método organizacional ou, ainda, o desenvolvimento de um novo método de marketing.

Tudo que agrega características e funcionalidades a um produto ou serviço e  melhore a qualidade ou produtividade, pode ser considerado inovação.

Para conseguir um resultado positivo, o empreendedor precisa saber reconhecer o momento certo para colocar em prática as modificações, assim como ter coerência na aplicação das ideias. Para que isso ocorra, é necessário que seu empreendimento seja um ambiente de inovação, ou seja, tenha características que fomentem a inovação.

Características do ambiente de inovação

Mas, como criar um ambiente de inovação? Para implantar uma política inovadora é preciso que o empreendedor tenha consciência de que nem toda ideia criativa é uma inovação, porém, a implantação de uma nova ideia precisa gerar resultados positivos, crescimento e lucros para a empresa.

Toda empresa deve se preocupar em criar um diferencial em relação aos seus concorrentes e é nesse ponto específico que geralmente surge a ideia de inovar. Vencer desafios e a concorrência deve ser uma preocupação real.

Afinal como criar processos que resultem em inovação? Veja algumas dicas para estimular a criação de um ambiente de inovação:

  • Crie um ambiente democrático, onde todos participem com sugestões de novas ideias e de processos.
  • Estimule a participação de todos os funcionários nas reuniões, essa é uma característica fundamental de um ambiente de inovação.
  • Estabeleça processos para analisar os mercados concorrentes e os hábitos dos seus consumidores.
  • Incentive a união da equipe e a paixão pela empresa.
  • A valorização dos funcionários deve ser uma premissa do ambiente de inovação. Ela tem relação direta com a motivação e o senso de responsabilidade.
  • Invista em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
  • Defina os recursos disponíveis.
  • Antes de aprovar qualquer modificação ou processo, tenha certeza do lucro que essa ação vai trazer para a empresa.
  • Elabore projetos de implantação das inovações.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*