Crescimento profissional é um processo

crescimento-profissional-processo.jpgQuem almeja o crescimento profissional deve definir objetivos claros e precisa utilizar métricas para acompanhamento constante. Como assumir o comando de uma equipe e promover o aperfeiçoamento?  A gestão da inovação é algo levado a sério por algumas organizações e deve fazer parte da estratégia de um líder!

Disciplina, organização e inovação devem fazer parte do cotidiano

Preocupar-se em aplicar técnicas criativas e tornar o trabalho mais eficiente é parte da conduta e da incansável tarefa de um líder e daqueles que buscam o crescimento profissional. Com diferentes iniciativas e utilizando ferramentas variadas, é preciso traçar objetivos e trabalhar com parâmetros que favoreçam a disciplina e alinhem o crescimento.

O crescimento profissional é resultado de um processo.  Independente do contexto, a busca não pode parar.  Se você é líder, tenha em mente que é preciso despertar um novo olhar sobre o cenário e procurar liderar revoluções que busquem superar expectativas, metas e favorecer o crescimento dos seus subordinados.

Manter o foco é essencial e tem relação direta com a disciplina e organização. A capacidade para desenvolver a equipe deve ser baseada em análises e ferramentas que favoreçam uma visão ampla sobre o perfil dos subordinados, por isso esteja atento:

  1. Conheça as ferramentas e use o processo corporativo para favorecer a expansão do conhecimento.
  2. Analise os pontos fortes da sua equipe e trace objetivos para expandir e promover melhorias.
  3. Desenvolva novas ideias, teste e implemente em conjunto com a sua equipe.
  4. Incentive a iniciativa e a participação dos subordinados com sugestões de ideias.
  5. Prepare seus subordinados para serem independentes e terem autonomia sobre os processos.

Importância do crescimento profissional

A cultura da produtividade é diferente da cultura de crescimento, mas ambas podem coexistir. Vivemos uma época onde a economia cresce de forma lenta. A crise e a instabilidade do mercado global acabam movendo organizações multinacionais que são impulsionadas pela inovação, e com isso elas passam automaticamente a valorizar os profissionais que agem com a mesma conduta.

As empresas estão em busca de profissionais que possam gerir seu próprio crescimento, e que desejam mudar e inovar dentro do ambiente de trabalho. Esses profissionais são vistos com um olhar diferente e são valorizados. A produtividade é importante e pode ser melhorada com o crescimento profissional e pessoal de cada um.

Aquele que almeja o crescimento profissional deve definir objetivos claros e precisa utilizar métricas que ajudem a acompanhar e criar estratégias para melhorar os resultados. O acompanhamento é um dos fatores mais importantes para conseguir ter um olhar maduro sobre a realidade da produtividade.

Ter aspirações, criar estratégias, organizar a rotina e estabelecer novas metas é parte da realidade corporativa, independente do setor e segmento. Quanto melhor e mais ágil for o serviço executado por uma organização, menor é o custo, maior a rentabilidade.

Melhore a produtividade e conquiste o crescimento profissional!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*