Crescimento profissional dos seus liderados

crescimento-profissional-liderados.jpg O desenvolvimento dos conhecimentos e melhora das habilidades dos liderados devem ser conceitos inerentes à rotina de  quem procura por crescimento profissional e ferramenta essencial para uso do gestor na motivação e sucesso de todos os membros da equipe.

A busca da evolução da equipe como um todo e não apenas a somatória de pessoas pode ser o diferencial  que a sua empresa busca.  Quando todos crescem juntos, todos ganham incluindo a organização.

Importância da aquisição de conhecimento para o crescimento profissional

O processo de desenvolvimento da equipe deve ser elaborado através de um plano de crescimento profissional individual, com acompanhamento na gestão de desempenho, promovido por uma infraestrutura adequada, que facilite o acesso a novos conhecimentos.

É sabido que as necessidades de melhoria e aquisição devem ser uma constante na vida profissional, pois conhecimento é poder e justifica a capacidade solicitada pelo mercado, na qual o profissional deve se manter valorizado apresentando competências e condições para manter o seu perfil atraente e atualizado.

Algumas empresas têm optado em oferecer cursos através da universidade corporativa, outras oferecem subsídios que facilitam a formação em cursos  de idiomas, superiores ou pós, como MBA ou mestrado profissional.  Empresas que oferecem a oportunidade do profissional aprender e se aperfeiçoar conseguem reter talentos com mais facilidade, diante do mercado rotativo que vivenciamos.

Se a sua empresa não tem um plano para reter esses talentos, então está na hora de você fazer um planejamento e convencer a diretoria da importância desse fato. Empresas que não oferecem novas perspectivas tendem a apresentar um ciclo instável de funcionários com alta rotatividade, o que pode ser negativo.

A busca pela disseminação do conhecimento corporativo

O gerente de projetos que entende como funciona a dinâmica corporativa consegue atrair melhores funcionários e manter um ritmo de crescimento profissional uniforme durante todo o desenvolvimento do projeto, alcançando melhores resultados quando comparado com uma empresa onde não existe equilíbrio no quadro corporativo.

Os líderes devem valorizar  a importância da  autogestão da carreira como sendo algo individual e particular, afinal  o único responsável por essa jornada é o próprio profissional, que não deve delegar isso as organizações. A carreira vai além da atuação em uma única empresa e,  portanto tanto o gerente do projeto como os liderados devem avaliar a oportunidade de trabalho como sendo uma preparação para novas oportunidades que poderão surgir em futuras perspectivas no  mercado profissional, por isso faça sempre o melhor que puder.

Cabe ao gerente de projeto agir como um facilitador, mapeando as responsabilidades de seus funcionários, para  que a empresa possa conseguir oferecer um caminho de desenvolvimento e crescimento profissional adequados, baseados na realidade e experiências já alcançadas por cada individuo.  Gerir as competências dos seus liderados é uma forma de garantir que todas as atividades necessárias sejam realizadas dentro do prazo estipulado e com a qualidade necessária.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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