Controle de vendas: dicas para o seu negócio crescer

controle-de-vendas-dicas-negocio.jpgO controle de vendas contribui para que o empreendedor tenha domínio sobre seus negócios. É através dessa ação que é possível conhecer quais são os produtos ou serviços que têm maior aceitação no mercado, ajudando a controlar a produção. Reduza a produção dos produtos com menor aceitação e aumente os que tem procura maior. Estabeleça um equilíbrio de acordo com o lucro e com a conduta dos seus clientes.

Ao usar o controle de vendas como parte do processo, é possível conhecer melhor os hábitos dos seus clientes e observar as necessidades dos mesmos.  Ao longo do tempo, o empreendedor consegue observar se existe alguma sazonalidade, ou seja, se o serviço ou produto que oferece sofre alguma variação ao longo dos meses. Isso ajuda na criação de novos hábitos que possibilitam ampliar o faturamento.

O fechamento diário, do caixa e do estoque, é outro fator que ajuda na análise das vendas, além de permitir um maior controle financeiro do empreendimento. Essa relação contribui para um maior domínio do faturamento diário, semanal e mensal. Esses dados são importantes para equilibrar os gastos e manter o crescimento dos lucros.

5 Dicas para um bom controle de vendas

Após a formalização do empreendimento, o empresário deve cuidar do seu negócio diariamente, para conseguir manter o crescimento. Poucos negócios se mantém abertos após o terceiro ano de investimento, isso porque os empresários desanimam e deixam de seguir os passos importantes e de usar ferramentas que contribuem para seu negócio decolar.

Ter o seu próprio negócio requer uma postura que vai além da ambição, é preciso uma dedicação maior. O empreendedor deve criar o hábito de controlar os processos gerenciais. Veja algumas dicas para ter sucesso no controle de vendas, de maneira simples:

  1. O retorno pode ser lento. Seja paciente e mantenha o planejamento sempre atualizado!
  2. Boas decisões dependem de um bom controle.
  3. O planejamento ajuda a criar metas e avaliar resultados.
  4. Todas as etapas do processo devem ser monitoradas com ferramentas adequadas. O controle de vendas pode ser manual ou automatizado, o importante é que ele ajude nas decisões.
  5. O controle de vendas e o gerenciamento do estoque garantem o uso equilibrado do capital de giro, essencial para a saúde dos negócios e cumprimento dos prazos.

Para conseguir manter os negócios em equilíbrio, rumo ao crescimento, é importante ter controle sobre diversos processos, incluindo as vendas. Afinal, do que valem os processos se eles não favorecerem o lucro para a empresa? Com a experiência e observação é possível organizar as etapas e manter um fluxo de funcionamento positivo, que favoreça as tomadas de decisões.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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