Como construir uma equipe de sucesso

construir-equipe-sucesso.jpgÉ preciso ser um bom líder para construir uma grande equipe. Um líder que não tem medo de arriscar, tomar decisões difíceis e estabelecer padrões de desempenho. A construção de uma equipe exige uma profunda compreensão das pessoas, seus pontos fortes e o que as motivam a trabalhar juntas. Além disso, a formação da equipe exige que você administre os egos de seus subordinados e suas demandas constantes de atenção e reconhecimento.

Não é fácil liderar uma equipe e manter o ambiente de trabalho um lugar agradável e produtivo. Então, listamos abaixo seis dicas de Glenn Llopis, empresário cubano-americano e consultor de negócios, apresentadas em seu texto publicado no site da Forbes, sobre como construir um time de sucesso:

Construindo uma equipe de sucesso

1. Tenha Consciência de Como Você Trabalha

Como líder da equipe, você deve saber exatamente qual seu estilo de liderança. Mas isso não é suficiente, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Será que minhas técnicas são tão eficazes como penso que são?
  • Minhas técnicas estão sendo bem aceitas por meus funcionários?

Avalie a si mesmo e seja crítico sobre onde você pode melhorar, especialmente em áreas que irão beneficiar aqueles que você lidera.

Embora você esteja no comando, a forma com que você trabalha pode não ser apreciada por aqueles que trabalham para você. Você pode ter boas intenções, mas lembre-se de sempre voltar atrás quando necessário, pois isso representa força e respeito. “Seja seu próprio chefe. Seja flexível. Saiba quem você é como um líder”, escreveu Llopis.

2. Gaste um Tempo para Conhecer sua Equipe

Da mesma forma que você precisa responder por suas ações e garantir melhor desempenho e resultados, você também precisa gastar um tempinho para conhecer sua equipe.

Neste caso, o relacionamento com seus funcionários o ajudará a definir os pontos fortes e as habilidades dos mesmos. “Pense na sua equipe como peças de quebra-cabeça que podem ser colocadas juntas de diversas maneiras”, afirmou ele.

3. Defina Claramente os Papéis e Responsabilidades

Comunique-se com seus funcionários e deixe-os saber o que você espera deles. Diga a eles claramente quais são suas responsabilidades dentro da empresa.

Observe o comportamento de sua equipe e, caso o trabalho não esteja fluindo como deveria, descubra o motivo e quem pode estar interferindo para que isso aconteça. Depois que souber quem está fora de contexto, tenha um pouco de imaginação e não vá logo despedindo o funcionário. Observe suas qualidades e dê a ele um papel que se encaixe em seu perfil. “Uma equipe deve funcionar como um mosaico cujos únicos pontos fortes e diferenças se convertem numa força unida poderosa”, disse Llopis.

4. Dê Feedback ao Funcionário

O feedback é a chave para manter a equipe aperfeiçoando suas habilidades. Não espere alguém cometer um erro para dar feedback.

Lembre-se de constantemente dizer aos membros de sua equipe como estão se saindo em suas tarefas. Aproveite o tempo para lembrar alguém de como e o que ele pode fazer melhor.

5. Reconheça e Recompense

Com um feedback proativo, o próximo passo é o reconhecimento e a recompensa.

As pessoas adoram o reconhecimento, mas também apreciam muito o respeito. Aproveite o tempo para fazer elogios a sua equipe. “Quando as pessoas são reconhecidas, o trabalho traz uma maior satisfação e se torna mais proposital”, afirmou Llopis.

6. Comemore o Sucesso

Arranje um tempinho para comemorar quando você e sua equipe obtiverem sucesso num projeto ou qualquer outra atividade. Isso vai além do reconhecimento – trata-se de dar um passo para trás e refletir sobre o que você e seus colegas de trabalho têm feito e o que todos aprenderam durante a trajetória.

Na rotina acelerada, até nos esquecemos de comemorar os trabalhos positivos que desenvolvemos, mas tornar esses momentos especiais é motivador para sua equipe, além de manter a distância entre um bom trabalho e um trabalho por fazer.

Os líderes são tão bons quanto seus subordinados e, quanto melhores, maior a consciência de que uma equipe vale mais do que um chefe. Eles sabem valorizar a dinâmica, decisões e diversas personalidades de uma equipe.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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