Construindo um Programa de Melhoria Contínua

construindo-programa-melhoria-continua.jpgOs programas de melhoria contínua são de grande importância para as organizações que se preocupam em melhorar o seu desempenho e criar vantagens competitivas. Ao implantar um programa como esse, alguns cuidados devem ser tomados pela gestão, incluindo um acompanhamento dos resultados, para conseguir analisar se realmente as taxas de melhoria melhoraram ou permaneceram estagnadas.

Como construir um programa de melhoria contínua?

Antes de melhorar, é preciso aprender e, para isso acontecer, as organizações devem estar preparadas para olhar as questões fundamentais que são responsáveis por tornar a empresa uma organização de aprendizagem.

Três fatores são essenciais dentro da organização, para que isso possa acontecer:

  • Significado: As organizações devem conhecer o real significado de uma aprendizagem contínua.
  • Gestão: Dentro das organizações devem existir diretrizes operacionais que sejam claras e práticas.
  • Medição: O uso de ferramentas de medição é fundamental para análise dos resultados do programa de melhoria contínua e do nível de aprendizagem.

Ao usar de forma sinérgica essas três ferramentas, as organizações conseguem tornar mais ágeis as cinco principais atividades do sistema de aprendizagem, segundo o autor Garvin:

  1. Resolução sistemática de problemas;
  2. Experimentação de novas abordagens;
  3. Aprendendo com as experiências do passado;
  4. Aprendendo com os outros e com as melhores práticas;
  5. Transferindo o conhecimento, com rapidez e eficiência, pela organização.

Garvin reforça a importância de medir o aprendizado para que seja possível gerenciar e realizar uma auditoria que seja em três níveis diferentes de aprendizagem:

  1. Cognitiva: com pensamentos diferentes;
  2. Comportamental: com agir diferente e;
  3. Melhoria de desempenho: que ajuda a obter os melhores resultados.

Medir os resultados é uma obrigação da organização e o sucesso do programa de melhoria contínua vem do cuidado com as atitudes, compromissos e utilização das ferramentas durante a gestão.

Como implantar o sistema de melhoria contínua

Inicie o programa de melhoria contínua criando um ambiente que seja propicio à aprendizagem.

A organização deve buscar melhorar os níveis de aprendizagem, sem fracionar e sim multiplicando o conhecimento. As metas anuais de  melhoria contínua devem ser realistas e traçadas antes do início do programa. São esses objetivos que vão funcionar como indicadores na busca pelo alcance de uma nova visão interna.

Os gestores da organização devem estar cientes de que será preciso construir uma estratégia para modificar e transformar a empresa através do aprendizado organizacional, mantendo um compromisso com a inovação.  Além disso, os profissionais devem estar preparados para disponibilizar informações no momento certo e em diferentes setores, com transparência.

A melhor forma de conseguir alcançar um bom resultado nessa modificação do processo interno é possibilitando que as pessoas estejam motivadas e sejam colaborativas, contribuindo dessa forma para a eficiência dos resultados da melhoria contínua. O compromisso com a aprendizagem  deve partir da própria organização. Aprender algo novo, introduzir novos produtos, melhorar os processos internos são ações essenciais para alterar as velhas práticas.

Alguns autores podem ajudar na implantação do sistema de aprendizagem dentro das organizações. Entre eles, destacam-se Peter Senge, que escreveu o livro “A quinta disciplina” e, também, Ikujiro Nonaka, que cita que novos conhecimentos é uma maneira de se comportar e não apenas uma atividade especializada.

Ao iniciar um projeto de melhoria contínua, busque referências na literatura científica para conseguir ter uma abordagem realista e contemporânea sobre a aplicação desse novo sistema corporativo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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