Construindo uma base de clientes satisfeitos

construindo-base-clientes-satisfeitosPara construir uma base de clientes satisfeitos e leais é preciso saber observar e perceber que existem diferentes caminhos que servem de alicerce para o relacionamento a longo prazo.  Veja aqui algumas dicas para melhorar a satisfação do seu cliente!

Clientes satisfeitos: como melhorar o atendimento e  fidelizar

Vantagem competitiva é essencial para nutrir esses relacionamentos e fidelizar o seu cliente Mas, de que tipo de vantagens estamos falando?

1.     Compromisso com os clientes: Ter disponibilidade para o cliente e manter fidelidade a prazos e datas marcados é essencial para conseguir fidelizar e ter clientes satisfeitos. Mantenha vários canais de interação para conseguir facilitar a comunicação.

2.     Conexão: Clientes valorizam cada vez mais as conexões oferecidas pelos seus parceiros de negócios.

3.     Variedade de produtos: Cuidado ao oferecer itens em excesso, uma grande variedade de produtos pode não aumentar o volume de vendas, por deixar o cliente confuso com as opções e levar o mesmo a adiar ou cancelar suas compras. Opte por pesquisar qual é o portfólio que vai atender as necessidades de cada região demográfica.

4.     Facilidade de transações: Os clientes estão em busca de facilidades. Por isso, oferecer um sistema rápido deixará seus clientes satisfeitos, além de melhorar o relacionamento e agilizar pedidos, o que é fundamental em qualquer transação.

5.     Ambiente: Quando falamos de ambientes de serviço, os clientes desejam que suas complexas necessidades sejam atendidas, por isso, fique de olho e encontre formas de satisfazê-los. As escolhas e diferentes caminhos podem afetar os resultados.

6.    Adaptação: Quando falamos de clientes satisfeitos, temos que associar vendedores com profissionais treinados a ensinar e ajudar os clientes a resolver problemas. O vendedor deve estar apto para compreender as necessidades dos seus clientes. Manter o foco e o cumprimento de metas é essencial para sobreviver nessa profissão.

Diferencial x qualidade

Acompanhar, medir, avaliar, comparar o desempenho dos diferentes grupos de clientes, são atitudes que devem fazer parte das metas das empesas que se preocupam em manter um desempenho diferenciado no mercado em relação aos seus concorrentes.

É preciso inovar no atendimento ao cliente, oferecendo canais que utilizem tecnologias e processos simplificados e eficientes que prestem serviços de forma rápida. Hoje em dia é quase inaceitável que um vendedor saia para atender seu cliente sem um dispositivo portátil que esteja conectado à rede.

Inovar e organizar são dois itens que ajudam a simplificar a experiência entre vendedores e clientes. Essa experiência deve ser positiva pra conquistar um relacionamento de longo prazo e manter seus clientes satisfeitos.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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