Comunicação e marketing para pequenas empresas

comunicacao-marketing-para-pequenas-empresas.jpgPara aumentar as vendas e conquistar uma fatia maior de clientes é preciso divulgar o empreendimento, produtos e serviços, independente do tamanho da sua empresa. Atualmente, existem diversas opções de marketing para pequenas empresas. Para decidir em qual delas investir, o empreendedor deve conhecer as principais formas de comunicação e as linguagens de cada mídia, ferramentas essenciais para ter sucesso com a divulgação.

Estratégias de marketing para pequenas empresas

A divulgação pode ser realizada através de diferentes mídias, o importante é pesquisar qual é o melhor canal para manter uma comunicação acessível no caso de uma micro ou pequena empresa.

Conhecendo cada uma delas, o empreendedor pode escolher o canal que melhor atenda suas necessidades e aumentar suas chances de sucesso. Veja um pouco mais sobre as diferentes estratégias de marketing para pequenas empresas:

Propaganda: A propaganda deve ser clara e despertar o interesse do cliente. Pode ser feita em anúncios de jornal, revistas, catálogos, folhetos, folders, informativos, outdoor, rádio, internet ou televisão.

Venda pessoal: Visitas realizadas aos clientes, através de promotores ou divulgadores.

Promoção e vendas: Eventos, festas, feiras ou até mesmo um local público podem servir de canais de marketing para pequenas empresas. Nestes locais e eventos é possível realizar a divulgação de promoções, demonstrações e degustações dos produtos ou, ainda, apresentar o serviço da sua empresa. Concursos e sorteios também podem servir de publicidade.

Marketing direto: A publicidade pode ser realizada através de mala direta, com divulgação de produtos e serviços via correio ou e-mail, através de divulgação em catálogos ou, ainda, por telemarketing, uma ferramenta de marketing para pequenas empresas muito utilizada nos dias de hoje.

Relações públicas: A empresa pode manter um profissional de assessoria de imprensa, para divulgar notícias e dar visibilidade à empresa, sua marca, aos produtos e serviços que oferece, através dos principais canais de mídia.

Marketing para pequenas empresas: conhecendo as mídias

As ferramentas devem ser utilizadas com a ajuda dos meios de comunicação, ou seja, dos canais ou mídias.  A comunicação pode ser feita através de diferentes canais, como jornal, revista, panfletos, faixas, televisão ou internet.

O empreendedor que não tiver nenhum conhecimento ou sentir-se inseguro para realizar tal atividade, deve procurar a ajuda de agências de propaganda ou de um publicitário autônomo que possa ajudá-lo com essa divulgação.

Antes de decidir qual mídia utilizar, é importante segmentar o público que deseja atingir, traçando as principais características do seu público alvo, como sexo, idade, classe social, hábitos de consumo e lazer.

Dentre as mídias mais utilizadas, destacam-se:

  • Jornal: As mídias impressas costumam ter credibilidade junto ao consumidor.
  • Revista:  Este meio é bem segmentado, por isso é aconselhável pesquisar uma revista que seja direcionada para seu público alvo ou localização.
  • TV: A divulgação em televisão costuma ser um pouco mais cara, apesar de ter se tornado mais acessível. O ponto positivo é que atinge diferentes classes sociais. Procure por programações regionais para divulgar a sua pequena empresa.
  • Rádio: Costuma ter um preço acessível e pode ser divulgado em diferentes horários e programações, atingindo um público regional.
  • Outdoor: Placas, faixas e painéis distribuídos em lugares públicos podem ajudar na divulgação.
  • Internet: Atualmente, um dos meios mais práticos e econômicos para divulgar seu produto. Pode ser através das mídias sociais, da divulgação em site ou blog, ou mesmo de anúncios pagos.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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