Comportamento: atitudes empreendedoras

comportamento-atitudes-empreendedoras.jpgA busca pela autonomia profissional abre espaços para quem deseja ter seu próprio negócio, porém nem todos tem perfil para empreender. Quem deseja empreender deve cuidar para ter comportamentos condizentes com a sua opção. O desenvolvimento de práticas e atitudes empreendedoras é um passo importante e essencial para criar um negócio de sucesso.

A busca pelo conhecimento

Antes de começar a empreender, reflita sobre seu perfil e os comportamentos que são essenciais para conquistar seus objetivos, levando em conta questionamentos importantes como:

  • Quais as características preciso ter para manter meu empreendimento funcionando?
  • Eu tenho perfil para ser um empreendedor?
  • Tenho atitudes empreendedoras?
  • Quais são as metas que preciso estabelecer?

A busca por conteúdos que ajudem a desenvolver esse perfil é outro passo importante na vida de um empreendedor. Estude, prepare-se e conheça diferentes casos que possam ajudá-lo a desenvolver soluções e aumentar a criatividade.  O empreendedor deve desenvolver o seu plano de ação, baseado em metas reais.

O conhecimento deve ser aplicado e, assim, gerar iniciativas criativas e manobras que irão diferenciar o seu negócio dos demais.

Atitudes empreendedoras: características importantes

O comportamento do empreendedor é destaque. Quando comparado com outros profissionais, ele deve ter atitudes empreendedoras, assumir riscos e estar em constante movimento, buscando informações para diferenciar e inovar o seu negócio. Antes de tomar decisões, tenha controle sobre as finanças e faça um planejamento coerente com a realidade da sua empresa.

Algumas características são essenciais para que o empreendedor mantenha um comportamento que favoreça o crescimento dos seus negócios. Reflita sobre seu conhecimento adquirido e aplique-o.  Veja quais são as principais características e atitudes empreendedoras:

Estabelecimento de metas: Defina com clareza os objetivos, de forma que eles sejam desafiadores e atingíveis.

Planejamento e gestão de tempo: Ter um planejamento e monitorar todas as atividades, prezando por organizar tarefas e ações direcionadas, com prazos definidos, é fundamental.

Iniciativa: Os empreendedores de sucesso possuem a capacidade de lidar com o desconhecido e antecipar-se aos fatos, contribuindo para criar novas oportunidades de negócios, reconhecendo tendências do mercado e propondo soluções inovadoras.

Informações: A busca constante por informações e oportunidades é o diferencial. É importante conhecer as necessidades dos clientes e buscar disposição para propor soluções criativas.

Qualidade: Entre os empreendedores, destacam-se os que são exigentes com a qualidade e a eficiência. A dedicação é o caminho para conseguir oferecer o melhor produto ou serviço.

Persistência:  A determinação é imprescindível para alcançar objetivos, encontrar alternativas e solucionar falhas que podem aparecer no decorrer do percurso.

Comprometimento: Comprometer-se com as atividades e objetivos traçados é fundamental.

Rede de contatos:  Manter uma boa rede de contatos é essencial pra conseguir boas negociações e diferentes oportunidades.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*