Como ter uma rotina eficiente

como-ter-rotina-eficiente.jpgTem dias nos quais nos sentimentos sugados, sem forças. A tensão, o estresse e o mau humor são apenas alguns dos reflexos de uma rotina mal estruturada.  Quer fazer algo para ter rotina eficiente ou quer continuar de mau humor?

Por uma rotina eficiente

Para conseguir criar uma rotina eficiente é preciso mudar hábitos, estabelecer limites e tomar decisões que melhorem os resultados. A melhor forma de medir a qualidade da sua rotina é observando os resultados da sua vida.

Todos os aspectos da sua vida, como alimentação, atividade física, hábitos emocionais e até espirituais, podem influenciar a qualidade do seu dia a dia, tanto na sua vida profissional, como pessoal.

A busca por uma alimentação saudável, regrada, com horários fixos e opções saudáveis, ajuda e muito a melhorar o seu rendimento. Crie o hábito de ter sempre barrinhas de frutas, frutas secas, e lanches saudáveis para comer entre as refeições. Esse hábito favorece a criação de uma rotina eficiente.

Faça exames médicos com frequência para acompanhar como anda a sua saúde. Caso sinta-se exageradamente estressado, busque conhecer a causa do problema. Se for excesso de trabalho, negocie prazos e estabeleça limites na sua rotina. Se for problema de alimentação, mude seus hábitos. Se estiver saturado, procure ajuda psicológica.  O importante é encontrar “válvulas de escape” que ajudem a criar uma rotina eficiente, tornando a vida mais leve e produtiva.

Exercício físico, qualidade de vida e rotina eficiente

Não fique em sua posição de trabalho por mais de uma hora sem fazer pausas. Tanto a vista quanto o seu corpo precisam de pausas. Faça alongamentos ao iniciar e encerrar o seu expediente, caso trabalhe muito com computador ou dependendo da função. Vá ao banheiro e beba bastante água durante a sua rotina.

A mudança pode começar com hábitos físicos. Exercitar-se por vinte minutos diariamente pode ser uma solução eficaz para melhorar o seu dia. Além disso, manter na rotina atividades físicas para evitar o cansaço físico e mental é essencial.

Exercícios físicos funcionam como uma eficiente fonte de energia. Pesquisadores na Universidade da Geórgia comprovaram que apenas vinte minutos podem ser suficientes para reduzir a canseira do dia adia e melhorar a qualidade do humor.

Apesar de parecer pouco tempo, foi comprovado que essa mudança tem impacto a longo prazo no humor de um adulto.  Exercícios de intensidade moderada podem melhorar o humor por até doze horas, foi o que os pesquisadores da Universidade de Vermont comprovaram.

Uma pequena mudança de hábitos irá contribuir para uma rotina eficiente.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*