Negociação Salarial: como pedir aumento?

como-pedir-aumentoComo pedir aumento? Esta é uma dúvida muito comum! A negociação deve ser realizada com cautela para não tornar a situação desconfortável para nenhum dos envolvidos. O funcionário tende a pedir apenas o que ele merece, no entanto, o empregador pode se sentir assustado ou até ofendido, por isso, saiba reconhecer o momento certo para conseguir conquistar esse objetivo.

Qual o momento certo para pedir aumento?

O processo de negociação deve ser feito no momento correto. Mas, como reconhecer esse momento?

A experiência e o bom senso podem ajudar na identificação do momento mais adequado para pedir aumento. Quando o profissional, que deseja negociar seu salário, está sendo sondado por outra empresa ou foi aprovado em um processo seletivo, tem uma “carta na manga” para negociar com facilidade a possibilidade do aumento.

Outros fatores, relacionados ao seu desempenho e à própria empresa, são fundamentais :

  1. A postura profissional na rotina da empresa é um item importante. Com certeza o gestor irá analisar se sua conduta é condizente com o aumento que está sendo pedido;
  2. Antes de pedir aumento, observe a situação financeira da empresa e o momento econômico, pois isso irá influenciar na decisão de concessão;
  3. Aposte na sua capacidade de fazer um trabalho com excelência, para ter argumentos ao fazer tal pedido;
  4. O diálogo deve fluir naturalmente, como uma conversa objetiva e madura;
  5. Coloque na balança algumas informações, antes de ir até a sala do seu chefe pedir aumento: Como anda minha produção? Estou contribuindo para o crescimento da empresa? Meus resultados superam as expectativas?

Como justificar o pedido de aumento?

Ao pedir aumento, o candidato deve usar a segurança como habilidade para negociar, e munir-se de argumentos que ofereçam consistência nas informações, justificando suas conquistas, suas tarefas e responsabilidades.

O ideal é tentar não tornar a negociação desconfortável para o seu gestor. Para isso, seguem algumas dicas:

  1. Faça uma pesquisa de mercado para saber qual é o salário real oferecido pelas concorrentes na sua área de atuação e de acordo com a sua experiência.
  2. Esclareça a sua importância na estrutura organizacional da empresa. Alinhe seus argumentos com os objetivos e interesses da empresa.
  3. A negociação pede que o candidato apresente números para conseguir impactar o gestor. Demonstre um resultado positivo, relacionado a sua área de atuação.
  4. Ao discordar do valor, demonstre respeito e use bons argumentos para rebatê-lo.

Conhecer as alternativas, as possibilidades existentes no mercado e estar antenado com tudo o que está acontecendo na sua área de atuação, pode ser um diferencial no momento de pedir aumento.

As empresas tendem a fidelizar e manter no seu quadro de funcionários, os profissionais criativos, que sejam valorosos e demonstrem entusiasmo diante das dificuldades.  Seja razoável e ofereça soluções interessantes para a organização.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*