Como melhorar meu desempenho

como-melhorar-meu-desempenho.jpgO excesso de atividades e a ausência de descanso impactam diretamente nos resultados finais, principalmente na qualidade daquilo que está sendo produzido. Quando encontramos um ritmo adequado para realizar nossas atividades diárias, melhoramos o desempenho.

Descansar é importante para o desempenho?

Estabeleça a sua rotina organizando a execução das atividades. A parte prática pode ocupar uma boa parte da sua carga horária, mas é preciso ter um momento para o descanso, pois é nesse momento que conseguimos restaurar as energias física e mental. Aos poucos, vamos empurrando os limites até o nosso máximo, mas tenha bom senso para não sobrecarregar e prejudicar o desempenho.

Um ciclo de produção e descanso favorece o foco e mantém o nosso cérebro funcionando adequadamente. O foco é essencial para permitir que a concentração seja uma habilidade utilizada durante a execução das atividades diárias. A busca por um desempenho superior exige foco e atenção que, por sua vez, consomem energia, por isso descanse!

O nosso corpo não tem reserva de energia que supra o excesso de desgaste físico e emocional e, lentamente, vamos deteriorando o nosso desempenho.

Cuide do seu descanso para melhorar a eficiência cognitiva e ter um dia de trabalho rentável. Quando estamos excessivamente cansados, a nossa mente tende a ir para outros lugares e ocorre a perda do foco.

Limites, organização e desempenho

Um psicólogo da Universidade da Flórida, Anders Ericcson, realiza estudos para compreender o melhor desempenho de concorrentes, como levantadores de pesos e pianistas. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que os desempenhos de excelência ocorrem quando existe uma limitação rotina, que favorece o equilíbrio entre as atividades e o descanso.

A execução de múltiplas atividades pode ser uma armadilha para o nosso cérebro, que pode sentir-se vazio e, automaticamente, como resposta, nos apresentamos distraídos, irritados e fatigados. Ao chegar nesse estado, qualquer atividade vai ter uma rendimento inferior. Caso sinta-se assim, é melhor dar uma pausa antes de recomeçar, para garantir a qualidade. Empurrar demais o seu limite pode ser uma perda de tempo e de energia.

Crie uma rotina que favoreça a execução das suas tarefas e que atenda às expectativas da empresa e seus objetivos pessoais. Para melhorar o desempenho, é preciso observar quanto tempo você gasta em cada atividade, para isso, use um sistema de gerenciamento de tempo, organize a sua agenda ou utilize uma planilha simples no Excel. Após o reconhecimento das atividades, mude a estratégia e a forma de elaborar cada tarefa, de forma que seja possível alcançar um melhor desempenho, sem sobrecarga.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*