Como fidelizar clientes: marketing 3.0

como-fidelizar-clientes-marketing.jpgFidelizar clientes é uma etapa essencial para sobrevivência de qualquer negócio ou organização. Os clientes estão cada vez mais bem informados e sabem o que querem e com todas as mudanças globais acontecendo, mudam também as necessidades do público alvo e, com isso, as organizações devem também passar a se preocupar em criar novas ações que contribuam para a retenção e fidelização do seu público.

Marketing 3.0

Não tem como falar em fidelizar clientes sem envolver marketing e algumas ações essenciais. Segundo Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, vivemos a era do Marketing 3.0, que é a uma era voltada para os valores. As pessoas não querem ser tratadas apenas como consumidoras, mas sim como seres humanos, com mente, coração e espírito.

Mas o que buscam então os atuais consumidores?

Eles estão cada vez mais buscando soluções que transformem o mundo. A preferência hoje é por empresas que abordem a justiça social, econômica e ambiental e a melhor forma de demonstrar isso é divulgando uma missão, visão e valores condizentes com esses parâmetros. É preciso investir na divulgação interna e externa de uma política que esteja em sintonia com essas ações.

O marketing 3.0 ajuda a satisfazer o consumidor moderno e as empresas que investem e praticam essa nova “filosofia” passam, além de oferecer soluções para problemas sociais, a elevar o conceito do marketing, tornando-o compatível com as aspirações dos clientes.

Os consumidores se veem afetados com mudanças rápidas e em épocas de crises globais. Por isso, a implantação de um novo modelo de marketing se faz necessário. Quem consegue oferecer respostas e esperança às pessoas, consegue fidelizar clientes ao superar as expectativas e  ter um diferencial no mercado.

Implantando o marketing 3.0 para fidelizar clientes

Para os empreendedores e organizações que desejam crescer e fidelizar clientes, recomendamos a leitura do livro Marketing 3.0. Neste livro, os autores citam que existem três grandes forças que vivenciamos, que fazem parte do marketing 3.0 e não podem ser ignoradas:

  1. Era da participação.
  2. Era do paradoxo da globalização
  3. Era da sociedade criativa.

Era da participação: Mudanças e avanços tecnológicos impactaram mudanças nos consumidores.

Atualmente, a nova onda tecnológica é o principal influenciador do marketing. As empresas precisam estar conectadas e manter a interatividade entre os consumidores e seus colaboradores, para conseguirem analisar melhor seu mercado e oferecer as melhores soluções. A tecnologia deve ser utilizada como ferramenta que permite a comunicação e a participação dos indivíduos. Mas, só utilize essa ferramenta depois de analisar individualmente a situação da sua empresa, a melhor forma de oferecer e usar esse marketing.  Estar presente nas redes sociais e não conseguir suprir a demanda de informações e solicitações é pior do que não estar. Para fidelizar clientes, a ferramenta deve reter e melhorar o relacionamento com os mesmos.

Era do paradoxo da globalização: A troca de informações entre países e organizações ao redor do mundo é uma realidade que não deve ser ignorada.

A busca pelo equilíbrio pode criar paradoxos. A globalização abre fronteiras, mas não muda a política. A integração econômica não torna as economias iguais, por isso, analise o seu mercado individualmente.

A cultura diversificou de forma desigual, existem diferentes nichos de mercados e pontos de atuação, foque no seu público e cuidado para não errar, isso pode ser crucial para o sucesso do seu negócio.

Era da sociedade criativa: A sociedade passou a utilizar mais a criatividade e, com isso, busca também empresas criativas que atendam às suas expectativas e vontades. Os clientes inovadores, que utilizam as redes sociais e as novas tecnologias, têm influenciado a mudança de política e ações de marketing de muitas organizações. Conhecer bem o seu público é a melhor maneira de criar ações efetivas para fidelizar clientes.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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COMENTÁRIOS

  1. rOSÁRIO COSTA diz:

    Adorei aderir este site, estou muito grato porque agora as minhas pesquisas terão mais nexo. ~
    este site é show de bola.

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