Como fazer um relatório profissional: 10 dicas

como-fazer-relatorio-profissional.jpgO chefe pediu um relatório profissional e você não sabe o que fazer? Dependendo do projeto ou do trabalho elaborado, é comum esse tipo de cobrança. Por isso, nada de encarar a situação como um problema, o melhor é buscar uma solução e não criar novos problemas perante os desafios.

Importância de um relatório profissional

Para conseguir fazer um bom relatório profissional, parta do princípio que ele terá alguma importância dentro da sua organização. Se não for para organização como um todo, ao menos contará “pontos” em sua carreira e pode ser uma oportunidade para se destoar do grupo.

O relatório profissional pode ser solicitado apenas como uma burocracia para que alguns líderes possam acompanhar o trabalho do subordinado, mas, em outros casos, eles podem ser realmente importantes para o andamento de um projeto e no desenvolvimento do trabalho no futuro.

Independente do motivo ou da finalidade, o profissional deve ter em mente que tem um compromisso com a organização que lhe contratou e que fazer um relatório devidamente descrito é sua obrigação, diante das funções que lhe foram designadas.

Cuidados ao elaborar um relatório profissional

Antes de iniciar de fato o relatório, compreenda qual o objetivo da solicitação e faça um rascunho.

Existem outros cuidados que devem ser tomados antes de encaminhar o relatório oficial, veja algumas dicas que podem ajudar:

  1. Seja sucinto e objetivo ao desenvolver um relatório profissional.
  2. A ideia deve ser descrita de forma clara.
  3. Releia o material desenvolvido e analise cuidadosamente o projeto antes de elaborar o relatório.
  4. Retire o que for excessivo, como detalhes que não irão contribuir com o objetivo do relatório.
  5. O conteúdo deve seguir o que foi solicitado.
  6. Imprima o relatório final e faça uma revisão, para ter certeza que não existem erros, desde ortografia até realmente de conexão de dados.
  7. O ideal é colocar um título no relatório profissional e identificar todos os membros participantes do projeto, assim como departamento e tempo em que o projeto foi desenvolvido.
  8. As referências bibliográficas devem ser apresentadas, no caso de projetos científicos, já dentro de uma organização não se faz necessário.
  9. Procure digitar em um programa padrão, utilizando fontes tradicionais como Times New Roman ou Arial. Respeite margens e espaçamento. O ideal é ter um relatório com aspecto limpo.
  10. Se o seu trabalho exige relatórios com frequência, busque feedbacks sobre os primeiros e treine para conseguir o melhor resultado possível.

O relatório profissional deve ser realizado com total concentração, para garantir que foi elaborado de acordo com sua melhor conduta e com responsabilidade.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*