Como escolher e negociar com fornecedores

como-escolher-negociar-fornecedores.jpgOs detalhes fazem a diferença na hora de escolher fornecedores e essa avaliação depende do objetivo de cada organização. A pontualidade na entrega e o prazo para pagamento são dois parâmetros considerados importantes para garantir boas condições de compra. Além da negociação, o controle dos fornecedores é essencial para garantir o fluxo de produção e de vendas.

Como negociar com seus fornecedores

Encontrar fornecedores confiáveis é uma tarefa complexa, que exige experiência e um bom relacionamento. Ter um controle de fornecedores ajuda a saber, com precisão, informações sobre a localização, prazo de entrega e forma de pagamento.

Escolher os fornecedores mais adequados para seu negócio, ajuda no fluxo de produção e vendas.

Para construir uma boa relação com seus fornecedores é importante realizar uma negociação transparente, demonstrar habilidades de colaboração e ter uma gestão de avaliação de desempenho.

Ao negociar com seus fornecedores, tenha em mente alguns parâmetros, como:

  1. Qual a melhor forma de pagamento para o seu negócio?
  2. Qual o prazo que você tem disponibilidade para pagamento?
  3. Quais os riscos que estão envolvidos na negociação, como defeito, atraso ou mercadoria não entregue?
  4. Procure fornecedores que ofereçam serviço de qualidade e que atendam as suas necessidades específicas. Algumas empresas preferem matéria prima com um custo menor, já outras, com uma entrega mais rápida.
  5. Observe se a empresa tem algum certificado como ISO9000, que é o conjunto de normas de gestão de qualidade, reconhecido internacionalmente em mais de 100 países.

Melhorando o relacionamento com os fornecedores

Algumas empresas elaboram um Acordo de Nível de Serviço (SLA) para garantir e formalizar a elaboração dos serviços a serem prestados. Esse tipo de acordo ajuda a definir o relacionamento comercial com os fornecedores, determinando as principais responsabilidades da empresa.

O uso da tecnologia ajuda a melhorar a eficiência da negociação. Um sistema online, por exemplo, permite o compartilhamento de planos de participação, previsões e dados de consumo junto aos fornecedores.

Através de um sistema ERP, a empresa pode programar seu negócio e controlar o pedido de compra, emitindo ordens automaticamente. Esse sistema deve ser seguro e confiável, para proteger tanto os seus dados quanto os dos seus fornecedores.

Construir um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes finais, por isso, cuide dos detalhes da negociação.

Conhecer os contatos cara a cara e a operação do fornecedor, ajuda no desenvolvimento do relacionamento.

O cliente deve aproveitar ao máximo todas as oportunidades para conseguir melhorar o relacionamento com seus fornecedores. Demonstre o quanto o seu negócio é importante para ele, mas fique de olho no mercado e não ignore outras oportunidades que podem surgir.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*