Como escolher o emprego certo

como-escolher-emprego-certo.jpgFalar em certo e errado é complicado, pois envolve valores que, muitas vezes, são individuais. Mas, quando digo escolher o emprego certo, falo especialmente para aquele jovem ou profissional que está em busca de uma oportunidade ímpar em sua carreira.

Importância do planejamento para chegar ao emprego certo

O planejamento profissional e as escolhas que fazemos na vida devem ser proporcionais ao resultado que esperamos. Então, antes de definir qual o emprego certo para você, tenha claro o que deseja para sua vida. Quando sabemos quais são os resultados esperados, fica fácil traçar um planejamento com funções e experiências profissionais que precisamos ter para alcançar o que queremos.

Outra etapa que faz a diferença e ajuda a escolher o emprego certo é pesquisar sobre os possíveis empregadores e seus mercados e traçar uma estratégia para encaminhar o seu currículo focando nas empresas que gostaria de trabalhar. Isso ajuda muito a restringir o envio de currículo, focado em seus verdadeiros objetivos.  Estabeleça quais são essas empresas, pesquise formas de envio de currículo e faça contato.

Esse tipo de pesquisa ajuda a elaborar pontos de vista com valores importantes na escolha do melhor emprego. Sair entregando currículos, sem foco, é perder tempo com ligações e oportunidades que não agregam.  Ao conhecer melhor a empresa, ler sobre sua política, missão e visão, o candidato tem a chance de alinhar suas escolhas com o seu perfil, preparar-se melhor para a entrevista e conseguir o emprego certo.  Um candidato que sabe o que quer chega na frente!

Tenho uma entrevista e agora?

Costumo dizer que o envio de currículos, a quantidade e a qualidade deles, é proporcional aos convites para entrevista que está recebendo. Se não está gostando dos convites, foque melhor no conteúdo e no envio. Se recebe poucos convites, envie uma quantidade maior de currículos ao dia.

Buscar emprego e ter sucesso é só uma questão de disciplina, criatividade e persistência.Não pense como a maioria. O mercado está concorrido? Sim está! O número de desemprego é alto? Sim é. Mas qual a qualidade desses profissionais que estão hoje fora do mercado? Quais os motivos que levam esses profissionais a permanecerem fora do mercado? Tudo isso é relativo e não afeta um profissional com um bom planejamento. A busca pode ser demorada, mas não incessante.

O candidato a uma vaga tem que ter em mente que ele precisa apresentar-se ao recrutador como um profissional atraente, demonstrando a diferença dos seus conhecimentos e capacitações em relação aos seus concorrentes. É essencial demonstrar a sua capacidade de interação e demais técnicas para que a organização o escolha para a vaga que em questão. Aproveite todo contato e a oportunidade da entrevista para fazer a diferença. Mas não se esqueça, acreditar no seu potencial e dizer a verdade são fatores importantes para encontrar o emprego certo, permanecer no cargo e alcançar a satisfação profissional!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*