Como elaborar meu planejamento profissional

como-elaborar-meu-planejamento-profissional.jpgProfissionais de sucesso são fonte de inspiração para jovens que desejam construir uma carreira sólida. O planejamento profissional é uma ferramenta que funciona como uma bússola, orientando e conduzindo cada passo durante a evolução carreira.

Importância do planejamento profissional

O planejamento profissional deve acontecer em determinados intervalos de tempo, para conseguir identificar as oportunidades e facilitar as tomadas de decisões. É através dos primeiros projetos, estágios e oportunidades, que conseguimos aprender e conhecer nossas reações e limites.

Apesar do planejamento profissional facilitar a construção da carreira, não é possível controlar a trajetória. Por outro lado, existem fatores e padrões que ajudam a moldar nossas escolhas, como por exemplo a influência das tendências econômicas ou as mudanças tecnológicas.

Conseguir acompanhar a tecnologia e ter um perfil inovador facilita a conquista de resultados, porém, é preciso ir além. Manter o foco e conseguir reconhecer que o planejamento profissional é um processo contínuo, e que deve ser gerenciado a todo instante, é um passo decisivo na maximização dos resultados futuros.

4 Pontos fundamentais para seu planejamento profissional

1. Cursos: Saber escolher os cursos dos quais você deseja participar é importante, pois todo o conhecimento adquirido deve ser transformado em habilidades e competências que facilitem o desenvolvimento profissional, fornecendo capacidade para participar de diferentes projetos, em inúmeras oportunidades de emprego.  Analise cuidadosamente o curso antes de iniciá-lo, para conhecer exatamente quais as habilidades ele poderá te proporcionar.

2. Primeiro emprego: Ao escolher suas primeiras oportunidades de emprego, ou estágio, leve em consideração que é melhor participar de um trabalho que ajude a expandir as suas habilidades, aumentando as opções futuramente, do que logo no início se tornar especialista em um único nicho.

3. Intercâmbio: A vivência no exterior ajuda no desenvolvimento de um conhecimento transferível, através de experiências que ajudam a lidar com diferentes ambientes políticos, culturais e econômicos, que acabam contribuindo para a mudança de paradigmas e ajudam o jovem profissional a avaliar o que ele deseja para sua carreira, além de contribuir para tornar o perfil profissional interessante no mercado para diferentes organizações.

4. Networking: Ampliar sua rede de contatos favorece a sua colocação no mercado, afinal de contas, pessoas contratam pessoas. A rede deve ser construída, assim como o planejamento profissional, constantemente.  A rede contribui em momentos de mudanças ou na busca de uma nova oportunidade.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. Felipe diz:

    Costumo usar uma software de planejamento estratégico e gestão de projetos chamado Scopi http://scopi.com.br/
    Ele me ajuda a economizar tempo e melhorar resultados.

    Abraços.

DEIXE SUA OPINIÃO

*